PANDEMIA: Em dia de flexibilização, Saúde 'pinta' Dourados de vermelho em mapa da Covid
Secretária Cristine Maymone durante live nesta quinta-feira (5)
Depois de passar mais de um mês com bandeira laranja, de grau de risco médio, o comitê do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) atualizou a situação de Dourados para bandeira de cor vermelha, que figura situação de “alto risco”.
A classificação com base em dez indicadores é realizada com o objetivo de avaliar as condições de cada município de Mato Grosso do Sul em relação à pandemia do coronavírus (Covid-19).
Mesmo com o estudo que dá subsídios às recomendações já encaminhadas à cada prefeitura do Estado, o poder Executivo de Dourados optou por flexibilizar parte das medidas de biossegurança contra a Covid através de decreto que entra em vigência a partir desta sexta-feira (6).
As novas regras reduzem o toque de recolher na cidade e libera uma hora a mais para atendimentos em estabelecimentos comerciais como bares, conveniências, restaurantes, lanchonetes e afins, como já noticiado pelo Dourados News.
Durante transmissão ao vivo de boletim informativo diário, a secretária adjunta de Saúde, Cristine Maymone comentou sobre a mudança. “O vermelho é a condição de alerta para o município, com várias restrições”, disse.
Além de Dourados, estão com bandeira vermelha no mapa situacional os seguintes municípios: Anastácio, Aquidauana, Bonito, Caarapó, Camapuã, Itaquiraí, Japorã, Maracaju, Miranda e Nova Alvorada do Sul.