Número de mortes pela Covid-19 mutiplica 10 vezes em Dourados durante junho
Mato Grosso do Sul terminou o mês com um total de 83 mortes
O mês de junho de 2020 já está marcado pelo expressivo salto nos números referentes a situação epidêmica do coronavírus (Covid-19) em Dourados. A cidade passou de apenas duas mortes registradas até o dia 29 de maio, para 23 óbitos causados pela nova doença até esta terça-feira (30). Outro óbito, de uma idosa de 70 anos é investigado e pode constar nos dados repassados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) ainda nesta quarta-feira (1/7).
Com relação a transmissão do vírus Sars-CoV-2, Dourados passou de 307 confirmações no dia 1 de junho, para 2.536 até ontem, conforme a saúde estadual. O salto representa um aumento de mais 720% durante todo o mês.
No gráfico abaixo é possível observar a curva ascendente de novos casos em Dourados. A maior cidade do interior do Estado passou de mil casos confirmados da Covid-19 no dia 13 de junho e superou os dois mil no dia 24 deste mês.
A situação de ocupação de leitos hospitalares de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) também tem gerado preocupações nas autoridades públicas, com ocupação global se mantendo acima de 50% nas últimas semanas.
Nesta terça-feira 60% dos leitos públicos de UTI estavam sendo utilizado para tratar pacientes com Covid-19, suspeitos de terem contraído a doença e de pacientes com outras patologias.
A nível estadual Mato Grosso do Sul termina junho com quase 8 mil casos confirmados de coronavírus e um total de 83 óbitos. A morte mais recente confirmada em Dourados é de um morador de rua de 80 anos, sem comorbidades relatadas.
Durante a tarde desta terça-feira, foi anunciada a morte de um moradora de Corumbá de, 80 anos e de uma campo-grandense de 65 anos.
Os municípios com óbitos registrados por Covid-19 são Dourados (23), Campo Grande (9), Três Lagoas (5), Batayporã (2), Paranaíba (2), Vicentina (2), Brasilândia (2), Itaporã (4), Iguatemi (1), Rio Brilhante (2), Sidrolândia (1), Ponta Porã (4), Corumbá (10), Douradina (1), Deodápolis (1), Anastácio (1), Itaquiraí (3), Guia Lopes da Laguna (2), Glória de Dourados (1), Naviraí (1), Fátima do Sul (3), Amambai (2) e Nova Andradina (1).
Por Wender Carbonari
DOURADOS NEWS