Novo aviso de tempestade é emitido pelo Inmet para Dourados e região
Na quinta-feira Dourados registrou mais de 16 milímetros de chuva
Um novo aviso de tempestade foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para faixa territorial que congrega municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul, entre eles Dourados.
Com início à 0h desta sexta-feira (4) e fim às 22h59, aponta como riscos potenciais chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora, e queda de granizo, bem como baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Alerta semelhante havia sido emitido na quinta-feira (3), mas de acordo com o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, choveu 16.2 milímetros durante 1 hora e 38 minutos, sem registro de ventos fortes.
Mesmo sem o volume previsto no aviso meteorológico do Inmet, a precipitação pluviométrica de ontem veio acompanhada de mudança climática brusca. A temperatura máxima do dia atingiu 33.9ºC às 10h35, mas os termômetros despencaram e a mínima foi de 20.5ºC, apurada às 20h55.
No dia 26 de outubro,Dourados registrou 32.2 milímetros de chuva durante 2 horas e 40 minutos e rajadas de vento de 46 quilômetros por hora, às 7h25, conforme dados da estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste.
Naquela data, a prefeita Délia Razuk (sem partido) expediu o Decreto nº 2.968 de 26 de outubro de 2020, por meio do qual declarou situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que atingiram o município.
Menos de 15 dias depois, em 8 de novembro, novo temporal atingiu a cidade. Ao Dourados News, o coordenador da Defesa Civil no município, Ademir Marins, revelou ter chovido 9 milímetros e apontou ainda o registro de rajadas de vento localizadas, com velocidade estimada de 60 quilômetros por hora.
Por André Bento
DOURADOS NEWS