MP investiga Vereador Juarez de Oliveira após fala polêmica em sessão

27/03/2018 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

Juarez de Oliveira (MDB) se envolveu em polêmica na semana passada após áudio flagrar o parlamentar sugerindo o empenho de R$200 mil para reeleição

O Ministério Público Estadual (MPE-MS) instaurou nesta terça-feira (27) inquérito civil com o objetivo de investigar eventual ato de improbidade administrativa na conduta do vereador Juarez de Oliveira (MDB).

O parlamentar douradense foi alvo de polêmicas na semana passada, após ter sido flagrado sugerindo o empenho de R$200 mil para reeleição e atendimentos diários às solicitações, para votar projeto apresentado pelo Executivo que altera o PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) dos servidores públicos.

A denúncia protocolada pelo Simted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Dourados) foi recebida e após ajuntamento de documentos e material divulgado pela imprensa, o Promotor de Justiça da 16ª Promotoria de Justiça, Ricardo Rotuno, considerou que a fala do vereador levanta suspeita de ato de improbidade administrativa — prática ilícita contra os princípios básicos da administração pública.

O caso foi noticiado aqui no Dourados News, que após um dia, recebeu uma carta contendo as explicações do vereador sobre a fala polêmica. Na nota ele afirma ter sido vítima de má interpretação e que não teria citado a palavra “empenha”. 

Na justificativa o vereador ressalta, o verdadeiro conteúdo da frase é: que estou em meu terceiro mandato, e aquele [vereador] que não tenha 200 contos e atendimento diário [durante o mandato todo], não se reelege, isso numa clara alusão à dificuldade e competitividade dos pleitos eleitorais.  

Ainda na divulgação, o MP solicita também explicações do vereador Olavo Sul para esclarecimento da fala do colega legislador.

O Dourados News procurou o parlamentar para saber qual o envolvimento na polêmica e de acordo com Olavo Sul, ele estaria próximo à Juarez durante a conversa sobre os “200 contos”.

OUTRO LADO

O Dourados News procurou o vereador Juarez de Oliveira via ligação telefônica, mas as chamadas não foram atendidas. 

POLÊMICAS PASSADAS

Juarez já foi alvo de outras polêmicas envolvendo a vida pública. Em 2013, duas ex-assessoras do parlamentar, na época filiado ao PRB (Partido Republicano Brasileiro), denunciaram Juarez afirmando serem obrigadas a devolver parte do salário para custear gastos extras do vereador.

O caso foi levado ao MP, que através do Promotor de Justiça Amilcar Araújo instaurou inquérito civil para apurar a conduta de Juarez. 

No alarde da denúncia, o vereador que cumpria seu segundo mandato, afirmou que não necessitava da política para sobreviver e ressaltou, “tenho que zelar pela minha imagem pública que já está arranhada”. O caso ainda segue em caráter sigiloso no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. 

Por Vinicios Araújo - DOURADOS NEWS

Foto Eder Gonçalves