Morto durante operação do Gaeco mandou executar jovem e transmitir "Tribunal do Crime"

12/02/2021 10h44 - Atualizado há 3 anos

A operação ocorreu em várias cidades de MS

Cb image default

 Crédito: Osvaldo Duarte/ Dourados News

Durante a “Operação Malleus”, ocorrida nesta quinta-feira (11) em Fátima do Sul, Wanderson Santos de Jesus, vulgo Baiano, de 23 anos, morreu após entrar em confronto com a polícia. O alvo é acusado de ser o mandante da execução de uma jovem em agosto de 2020, em Fortaleza (CE).

De acordo com informações do site Midiamax, o indivíduo mandou sequestrar e executar a vítima com golpes de picareta e com pedradas na cabeça, por acreditar que ela poderia fazer parte do Comando Vermelho. O “Tribunal do Crime” foi transmitido ao vivo pelas redes sociais.

Cb image default
Divulgação

Na abordagem desta quinta-feira, o acusado se negou a colocar as mãos na cabeça e estendeu o braço para tentar pegar uma arma de fogo, além de apontar para um dos policiais, que revidou o ato e disparou. Apesar de ser socorrido para o hospital, Wanderson não resistiu e morreu.

Operação Malleus

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) deflagrou a Operação Malleus para dar cumprimento a 32 mandados de prisão preventiva e a 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Campo Grande.

Além de Fátima do Sul, a operação mirava integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital), atuantes nos municípios de Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Deodápolis, Dourados, Jateí, Caarapó e também no Estado do Ceará, praticando assassinatos, assaltos e tráfico de drogas ilícitas.

De acordo com informações policiais, parte dos alvos participa ativamente dos chamados “Tribunais do Crime”, que são conferências realizadas para aplicação de punições a membros faltosos ou a integrantes de facções rivais.

Em Dourados, foi cumprido um mandado de prisão preventiva, no qual João Vitor Reis Moreira, 21, foi preso na antiga Rua W5 do Jardim Água Boa. Ele é acusado de integrar a organização criminosa PCC.

Cb image default
Divulgação

A Operação foi desencadeada pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul, representado pelo Gaeco, com o apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Militar, do Batalhão de Choque e do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

O nome de “Malleus” é em referência ao manual inquisitorial que previa formas de inquirição e castigos corporais severos, espécie de bíblia da caça às bruxas.

*Foto interna I/ Fátima em Dia: Indivíduo morto durante o confronto em Fátima do Sul.

* Foto interna II/Osvaldo Duarte: Indivíduo preso em Dourados.

Por Jessica Beatriz e Osvaldo Duarte

DOURADOS NEWS