Guarda quer alteração de calibre utilizado aos servidores em Dourados

12/06/2018 00h00 - Atualizado há 4 anos

O Conselho Institucional de Segurança Pública de Dourados (COISED) se reuniu na sexta feira (08/06) e propôs diversas medidas ligadas à segurança pública local com objetivos de ajudar as Instituições que compõe o conselho com ações preventivas e repressivas e atender as demandas dessas Instituições.

A Implantação de um Scaner corporal e da instalação de Bloqueadores de telefones celulares no Presidio de Dourados, assim como aumento do efetivo das Policia Militar, Polícia Civil, Núcleo de Pericia, PRF foi muito debatido.

Outras medidas estruturais e legislativas também fizeram parte da pauta de reunião pleiteada junto ao senador Pedro Chaves, que esteve no encontro.

Uma medida legislativa que foi solicitada ao Executivo Federal é para alteração do art. 42 do Decreto 5123/2004 que regulamenta o Estatuto do Desarmamento. Tal alteração daria autorização de uso de armas de calibre restrito para a Guarda Municipal de Dourados.

Hoje os trabalhos da GMD vêm aumentando, também tendo esse reconhecimento ao serem inseridas no Projeto de Lei já aprovado pelo Senado que cria SUSP – Sistema Único de Segurança Pública que esta preste a ser sancionado pelo Presidente Temer.

O pedido de liberação restrito para as Guardas Municipais também foi realizado pelo Conselho Nacional das Guardas Municipais que o encaminhou, em março, ao Ministro da Justiça, Torquato Jardim, propondo alterar-se o Decreto n. 5.123/2003, para que os Guardas de todo o país tivessem autorização para portar Pistolas .40 mm.

Segundo o comandante da Guarda Municipal de Dourados, Silvio Reginaldo Peres Costa “A alteração é fundamental para que nossos Guardas Municipais possam ter a seu uso uma arma com poder de reação mais eficiente nos seus trabalhos diários, pois hoje a GM Dourados em muito tem colaborado com as Instituições de Segurança Pública local, ressalta o comandante.

Por Dourados News