Formada em Dourados, pesquisadora participa de estudo sobre o coronavírus em São Paulo
A pesquisadora ainda reforça para que a população escute os especialistas
A sul-mato-grossense Edmarcia Elisa de Souza, doutora em Biologia Funcional e Molecular, está em São Paulo participando de estudo sobre a capacidade a a forma com que o coronavírus (Covid-19) infecta células do sistema respiratório humano.
O objetivo é buscar pistas que levem ao combate adequado ao vírus.
Para realizar da pesquisa, o grupo de pesquisadores da USP (Universidade de São Paulo) está em fase de preparação de laboratórios com nível de alta biossegurança para testar a capacidade do novo coronavírus de infectar células humanas.
A Dra. Edmarcia é formada na unidade da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) de Dourados e atualmente está no Pós-Doutorado pela Unit for Drug Discovery no Instituto de Ciências Biomédicas da USP.
Mesmo morando em São Paulo, a dra. Edmarcia, continua acompanhando de perto a situação de Mato Grosso do Sul em relação ao coronavírus e recomenda com base em pesquisas já feitas que o isolamento social é eficaz para o achatamento da curva de contaminação.
“Nesse primeiro momento, sem evidências robustas sobre tratamentos eficazes e sem vacina, as medidas não farmacológicas de isolamento social associadas à higiene pessoal, são a melhor alternativa contra o coronavírus”.
A pesquisadora ainda reforça para que a população escute os especialistas e quem está na linha de frente no combate ao vírus, “ Essas pessoas se baseiam na ciência para fazer as afirmações e guiar as políticas públicas. Apenas a ciência poderá nos guiar nesse momento”.
DOURADOS NEWS