Evento terá ampla programação e debate sobre saneamento

26/09/2018 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

A Prefeitura de Dourados, por meio do Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados), realiza de 16 a 18 de outubro a XVIII Semana do Meio Ambiente de Dourados e, no dia 19, a XXI Eco Dourados que, dentre vários objetivos, visam promover um amplo debate com o envolvimento da sociedade douradense acerca de temas ambientais de grande relevância para o município.

Segundo o diretor do Imam, Fabiano Costa, neste ano, o evento terá como tema central “Saneamento ambiental: qualidade de vida, sustentabilidade ambiental e justiça social”. “Este tema será debatido em uma mesa redonda com a presença de um procurador da república, secretários municipais e especialistas no assunto”, disse.

O tema “saneamento” foi escolhido por tratar-se de uma matéria que esta em pauta no município, devido à finalização do Plano Municipal de Saneamento Básico de Dourados, que teve a versão preliminar apresentada em audiência pública no dia 29 de maio de 2018. “O plano Municipal de Saneamento Básico tem como objetivo além do cumprimento de um marco legal no município, obter maior eficiência nos serviços prestados. Esta é uma oportunidade marcante para a sociedade douradense conhecer, debater e apresentar suas convicções”, disse o diretor do Imam.

Segundo a programação divulgada, no dia 16 de outubro, ocorrerão Ecovistas (os locais visitados serão Aterro Municipal de Dourados, Reserva Champagnat (Centro Social Marista) e Assentamento Lagoa Grande) e Sensibilização Ambiental e Arborização do Parque Ambiental Rego D’Água, pela manhã.

À tarde acontece no auditório da reitoria da UFGD, o plantio simbólico de espécies nativas que serão feitos no Horto da Aldeia Jaguapiru. À noite, a partir de 19h, acontece show de MPB do grupo de performance vocal e canto do grupo Arsênicus e a solenidade de abertura e entrega do prêmio “Troféu Marco Verde”.

No auditório da Universidade Federal da Grande Dourados, a partir das 20h acontece a palestra “Saneamento: e o básico?”, ministrada pelo professor doutor Ricardo Augusto dos Passos (UFGD).

No dia 17 de outubro, quarta-feira, iniciam os minicursos na Unidade 2 da UFGD entre 13h e 17h. A partir das 19h tem apresentação cultural e a partir das 19h30 uma Mesa Redonda com o tema “Interfaces do Saneamento Ambiental: qualidade de vida, sustentabilidade ambiental e justiça social”. Os palestrantes serão a professora mestre Elaine da Silva Ladeia (UFGD), o procurador da República Marco Antônio Delfino de Almeida (MPF) e o secretário Carlos Francisco Dobes Pereira (Seplan/Prefeitura Municipal de Dourados). O mediador é o professor doutor Jairo Gaona (UFGD).

Na quinta-feira, dia 18, também na unidade 2 da UFGD, seguem os minicursos na parte da tarde entre 13h e 17h, depois apresentação cultural e, a partir das 19h30, uma Mesa Redonda com o tema “O impacto ambiental e sanitário da contaminação dos corpos d’água superficiais afluentes do Rio Dourado”. Para este tema os palestrantes serão a professora doutora Alexéia Barufatti Grisolia (UFGD), professor doutor Yzel Rondon Súarez (UEMS), o engenheiro agrônomo Sidenei Ambrósio Tambosi (CBH-IVINHEMA) e o representante da Sanesul, Nereu Fontes. 

O mediador o professor doutor Cláudio Arcanjo de Souza (UFGD). Às 22h acontece o encerramento.

As inscrições para a semana são gratuitas e podem ser feitas através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdmdFWyJ_aoqJlEvGJTxcoVV779u7En-tDuKnzTPbgGVeEZ9Q/viewform?usp=sf_ até dia 15 de outubro, ou no local do evento, dia 16 de outubro, entre 17h30 e 19h. Os minicursos acontecerão no campus da UFGD/Unidade 2 e tem vagas limitadas.

ECO DOURADOS

No dia 19 de outubro, sexta-feira, acontece a XXI Eco Dourados, com exposição de trabalhos na área ambiental em forma de banners, maquetes, experimentos e outros produtos. A feira será no Parque dos Ipês, entre 9h e 17h.

Os eventos são uma realização da Prefeitura de Dourados através do Imam, com a parceria da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e apoio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Polícia Militar Ambiental, Sanesul, Centro Social Marista, CBH-Ivinhema, Financial Ambiental e Finav/Uniesp.

Por Dourados News

Imagem arquivo Dourados News