Equipes volantes imunizaram mais de 200 profissionais de saúde em Dourados

22/01/2021 09h17 - Atualizado há 1 mês

Enfermeiro Antonio Henrique Matos recebeu a dose da vacina contra o coronavírus nesta quinta

Cb image default
Divulgação

As equipes do setor de imunização de Dourados deram sequência a campanha de vacinação contra o coronavírus (Covid-19) nesta quinta-feira (21). Durante a manhã, mais de 200 trabalhadores do setor de saúde que atuam na linha de frente no combate a doença receberam a primeira dose da Sinovac.

O gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Morais Marques, disse ao Dourados News que aproximadamente 130 profissionais foram vacinados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), 30 no PAM (Pronto Atendimento Médico) e 70 no Hospital da Vida.

Dourados recebeu nesta semana mais de 29 mil doses da vacina desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Butantan, suficiente para aplicação em mais de 14 mil pessoas.

Os trabalhadores que receberam a primeira dose, devem receber a segunda aplicação do imunizante em até 28 dias. A segunda dose deve ser aplicada com o insumo do mesmo lote da primeira, de acordo com recomendação do fabricante.

“É preciso que haja uma organização logística para que quem receba a dose hoje tenha a condição de receber a segunda daqui 28 dias”, comentou Edvan.

Um dos imunizados nesta quinta foi o enfermeiro Antônio Henrique Matos, que apesar de estar diretamente trabalhando com pessoas infectadas, não contraiu o vírus, de acordo com informações disponibilizadas no site oficial da prefeitura de Dourados.

“Essa vacina é uma esperança para nós, porque já estamos com quase um ano de pandemia. Estar vacinado é uma segurança a mais para todos nós profissionais de saúde”, disse.

Indígenas

Considerado grupo prioritário nesta primeira fase da vacinação contra o coronavírus (Covid-19), 11.600 moradores de Dourados de etnias indígenas, residentes na Reserva Indígena Federal, vão receber parte das doses já disponibilizadas ao setor de imunização do município.

Nesta quinta-feira (21), conforme a Secretaria Municipal de Saúde, aproximadamente 2,2 mil doses da vacina já estavam disponíveis para que a Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) providenciasse a vacinação. 

Por Wender Carbonari

DOURADOS NEWS