ELEIÇÕES 2020: Quase 70 mil douradenses ainda não fizeram o cadastro biométrico
Os eleitores devem levar aos Cartórios Eleitorais um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e um comprovante de residência.
O prazo para a realização do cadastramento biométrico obrigatório acaba em março de 2020 e muitos eleitores de Dourados ainda não procuraram os Cartórios Eleitorais para agendar atendimento. Quem não realizar o cadastramento pode ter o título de eleitor cancelado.
Dados atualizados referentes aos cadastros realizados até o início desta semana registram que dos 154.868 eleitores de Dourados, 85.659 (55,31%) já fizeram o cadastro biométrico, faltando ainda 69.210 (44,69%) pessoas.
César Adriano de Lima, auxiliar administrativo do 43º Cartório Eleitoral de Dourados, disse ao Dourados News que é esperado para o mês de dezembro uma média de atendimento inferior a 500 eleitores por dia.
“A gente convoca a população de Dourados a aproveitar este mês para fazer o cadastramento sem enfrentar filas”, adverte o servidor público. A capacidade máxima de atendimento é de até 700 pessoas por dia.
Lima explica que, embora ainda não exista uma previsão para a realização de mutirões para acelerar os atendimentos, é provável que a instituição passe a realizar, a partir de fevereiro, atendimentos em alguns sábados, buscando facilitar a regularização de eleitores que não podem realizar o cadastramento durante a semana.
Mas, por enquanto o atendimento nos cartórios seguem normalmente de segunda à sexta, das 7h30 às 13h30 até o dia 19 de dezembro, retornando dia 2 de janeiro após período de recesso.
Os cartórios eleitorais de Dourados atendem também moradores dos municípios Laguna Carapã, Itaporã (mais de 70% dos eleitores já fizeram o cadastro biométrico obrigatório) e Douradina, onde a montagem de uma extensão do cartório eleitoral deverá ser instalada no dia 27 de janeiro de 2020.
DOCUMENTOS
Os eleitores devem levar aos Cartórios Eleitorais um documento oficial com foto, como carteira de identidade ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e um comprovante de residência.
SERVIÇO
O agendamento do cadastro pode ser feito por aqui.
Porém, com o movimento mais tranquilo em dezembro, os eleitores que desejarem ir diretamente aos cartórios serão atendidos normalmente por ordem de chegada, como informou Lima ao Dourados News.
Os Cartórios Eleitorais de Dourados ficam na rua Montese, 435, no Bairro Jardim Londrina. Mais informações podem ser obtidas nos telefones: (67) 3421-0460 e (67) 3422-2038.
Por Wender Carbonari
DOURADOS NEWS