EDUCAÇÃO: Com turmas fechadas, estudantes da rede estadual fazem manifestação na Câmara de Dourados
Grupo de estudantes fizeram manifestação contra a medida do governo do Estado em fechar turmas na Escola Menodora Fialho de Figueiredo, localizada na avenida Weimar Torres.
Ao todo 180 alunos acabaram prejudicados sob a alegação de corte de gastos. Conforme apurado pelo Dourados News, a economia será pouco relevante, evitando apenas o uso de energia para as quatro horas de atendimento no período da noite.
Foram fechadas duas turmas de ensino médio (2° e 3° ano), duas turmas de EJA (Educação para Jovens e Adultos) e duas turmas de curso pré-vestibular, este realizado pela Aduf Dourados.
A proposta do governo Reinaldo Azambuja (PSDB) é remanejar as salas para outras unidades. Segundo apurado, as salas de ensino médio foram levadas para a Escola Estadual Presidente Vargas e a turma de EJA para o complexo Ceeja, localizado em frente ao Parque Rego d’Água — aproximadamente 5 quilômetros distante do Menodora.
O fechamento das turmas aconteceu logo após o período de férias. Segundo apurado, o comunicado emitido pela Coordenadoria Regional de Educação foi enfático ao determinar a suspensão do atendimento no local.
Em resposta ao Dourados News, a Secretaria Estadual de Educação informou que o reordenamento de turmas também ocorrem em outras cidades do Estado.
“Ao todo, 199 turmas – com cerca de seis mil estudantes – foram transferidas para outras unidades escolares, nos mesmos municípios e turnos. Neste semestre, o reordenamento envolveu escolas de Anastácio, Bandeirantes, Miranda, Ribas do Rio Pardo, Sidrolândia, Terenos, Corumbá, Ladário, Coxim, Caarapó, Dourados, Fátima do Sul, Maracaju, Campo Grande, Bela Vista, Bonito, Jardim, Eldorado, Mundo Novo, Itaquiraí, Angélica, Batayporã, Paranaíba, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Amambai, Aral Moreira, Ponta Porã, Água Clara, Selvíria e Três Lagoas”, afirma nota.
Ainda durante a sessão de ontem, vereadores se colocaram a disposição para buscar uma solução junto ao governo. Marcelo Mourão (PRP) disse que acompanhará a situação.
“Quero dizer aos alunos que o vereador Marcelo Mourão é contra o fechamento das salas de aula. O que eu puder ajudar, de falar com o líder do governador, os deputados, eu estou à disposição de vocês”, afirmou.
Por Vinicios Araújo
DOURADOS NEWS