Dourados tem pontos de vacinação contra o sarampo em bairros e distritos
Ao todo, 15 postos de atendimento serão mantidos funcionando em Dourados no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, neste sábado, 30 de novembro.
Das 8h às 17h, a vacinação acontecerá nas unidades de saúde da Seleta, Vila Rosa, Maracanã, Santo André, Cabeceira Alegre, Izidro Pedroso, Idelfonso Pedroso, Cachoeirinha, Parque das Nações II e, também, nos distritos de Vila São Pedro, Vila Vargas, Vila Formosa e Ithaum. Todos os postos de vacinação funcionarão durante o horário de almoço.
Além dessas unidades de saúde, haverá dois pontos extras de vacinação. No Hipermercado Extra, das 8h à 12h, e no Shopping Avenida Center, das 12h às 20h.
A campanha nacional de vacinação contra o sarampo busca imunizar adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos. Segundo Ministério da Saúde, nesta etapa a ideia é atingir uma faixa etária que dificilmente adoece e, consequentemente, não costuma visitar os postos de saúde. “Essa faixa etária é a maior responsável pela transmissão da doença e, para interromper a cadeia de transmissão de sarampo, precisamos atingir esse público”, diz nota do Ministério da Saúde.
MUITOS CASOS
Na mesma nota, vale lembrar que o surto de sarampo ainda se encontra em atividade no país. Atualmente, 5.660 casos foram confirmados e 19 estados se encontram em transmissão ativa. A maioria dos casos (90,5%) está concentrada em 176 municípios (27%) do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana.
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo é uma estratégia para interromper a circulação do vírus da doença no país e acontece de forma seletiva. Na primeira etapa que aconteceu no período de 7 a 25 de outubro, o Brasil atingiu a meta de vacinação de sarampo de 2019 com 97% de cobertura vacinal em crianças de até 01 ano, melhor cobertura vacinal dos últimos cinco anos. Agora para essa 2ª etapa está sendo convocada a população de adultos jovens (20 a 29 anos) para que compareçam às unidades e/ou postos de vacinação para receberem a vacina tríplice viral, que contém o componente vacinal contra o sarampo.
O Sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.
Foto A. FROTA
DOURADOS NEWS