Dourados tem alerta de tempestade, mas chuva tranquila não provoca estragos

15/10/2020 09h19 - Atualizado há 3 anos

Chuva acumulada entre ontem e hoje é de pouco mais de 15 milímetros

Cb image default
Divulgação

Aviso publicado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) inclui Dourados entre municípios sul-mato-grossense em alerta para tempestade desde às 11h de quarta-feira (14) até às 17h desta quinta-feira (15).

Entre os riscos potenciais detalhados, estão chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos de 60 a 100 quilômetros por hora, e queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

No entanto, até a publicação dessa matéria o volume de pluviométrico acumulado entre ontem e hoje era pouco superior a 15 milímetros, conforme o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste, que aponta velocidade média do vento em 5.4 km/h.

Além disso, o coordenador da Defesa Civil no município, Ademir Martins, informou ao Dourados News que não houve ocorrências graves. “Aqui em Dourados a chuva veio tranquila. Atendemos apenas duas quedas de árvore, mas pequenas, sem danos materiais”, pontuou.

O Inmet prevê muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia de hoje, e temperatura máxima de 35ºC.

Depois, indica tempo encoberto na sexta-feira (16), com termômetros entre 19ºC e 32ºC, muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada no sábado (17), de 23ºC a 34ºC, muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no domingo (18), de 23ºC a 33ºC, e encoberto com chuva isolada na segunda-feira (19), de 23ºC a 34ºC.

Já o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) aponta predomínio de Sol somente a partir da próxima terça-feira (20), com temperatura mínima de 21ºC e máxima de 37ºC.

Por André Bento

DOURADOS NEWS