Dourados recebe doses para imunizar apenas 20% de idosos acima de 80 anos

30/01/2021 09h33 - Atualizado há 3 anos

Doses recebidas devem começar a ser aplicadas em idosos a partir de segunda-feira (01)

Cb image default

 Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

A Secretaria Municipal de Saúde de Dourados recebeu no início da tarde desta sexta-feira (29), por volta das 12h, o total de 720 doses para imunizar contra a Covid-19 idosos com 80 anos ou mais.

A informação foi confirmada à reportagem do Dourados News pelo secretário municipal de saúde, Frederico de Oliveira Weissinger. O secretário informou ainda que a população nessa faixa etária em Dourados é de aproximadamente 3.600 pessoas. Isso significa que apenas 20% dos idosos receberiam a imunização.

“É um número muito pequeno sim. Estamos aguardando a formalização em Diário Oficial do Governo do Estado, mas a princípio é para vacinar 720 pessoas com a primeira aplicação”, explicou o secretário referindo-se ao fato de que cada pessoa precisa receber duas doses da vacina em um intervalo de 28 dias.

Ainda conforme Weissinger, ainda não há uma estratégia de como será a distribuição dessas doses para as unidades da rede básica de saúde, como os postos sentinelas de enfrentamento a Covid e também o PAM (Pronto Atendimento Médico).

“Vamos divulgar provavelmente no domingo e pretendemos iniciar a aplicação até segunda feira. A distribuição será na nossa rede, mas ainda vamos determinar quais unidades. Não temos previsão também de uma segunda remessa vinda por parte do Governo do Estado, para aplicação da segunda dose”.

Questionado pela reportagem sobre o fato de que muitas pessoas com 80 anos ou mais possuem mobilidade reduzida e dificuldades para se dirigirem a uma unidade de saúde, o secretário explicou que isso está sendo considerado na elaboração da estratégia de distribuição, mas que não há muito o que se fazer já que a vacina precisa ser armazenada sob condicionamento e refrigeração.

“Esses idosos vão precisar ir ao posto de saúde. Por serem pessoas de alto risco estamos definindo algumas estratégias considerando vários fatores, mas com certeza a vacinação será em postos de saúde. Porém tudo vai ser feito dentro do mais confortável possível para essas pessoas”, argumentou o secretário de saúde.

A vacinação em Dourados teve início no dia 19 de Janeiro, quando doses da Coronavac começaram a ser aplicadas na população que faz parte do grupo contemplado na primeira fase do plano de imunização, como profissionais de saúde, idosos em situação de acolhimento, pessoas com deficiência e indígenas. No total o município recebeu 30 mil doses de Coronavac e 2.634 doses da Astrazeneca, ambas para aplicação em duas doses para cada pessoa, sendo esta última utilizada prioritariamente para imunizar profissionais de saúde.

DOURADOS NEWS