Dourados realiza primeira captação de pulmão para transplante

31/01/2018 00h00 - Atualizado há 4 anos

Nesta terça-feira (30), ocorreu a primeira captação de pulmão para transplante em Dourados. A ação é também inédita em Mato Grosso do Sul. A equipe do CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) receberá apoio de profissionais de São Paulo.

O doador é um homem de 39 anos, vítima de acidente de moto, registrado no dia 25 passado.

Foram captados além do pulmão, coração, pâncreas, rim, córneas e fígado. Os órgãos foram encaminhados para São Paulo, Campo Grande e Brasília.

O médico Oswaldo Junior, do Incor de São Paulo, especialista em transplante pulmonar, que participou do procedimento em Dourados, é formado em Medicina pela UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Em postagem via rede social, o Secretário de Saúde, Renato Vidigal, enalteceu a ação e pontuou sobre a participação do especialista “Mais uma prata da casa!”.

Ainda conforme Vidigal, três aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) chegaram à cidade às 18h40 para prestar apoio a captação.

O procedimento teve início à noite no Hospital da Vida.

A CIHDOTT é coordenada pelo médico Antônio Pedro Bitencourt  e foi criada em 2017. As ações desenvolvidas pela Comissão tem colocado Dourados com melhor projeção nacional quanto à captação de órgãos.

O processo de captação de órgãos ocorreu após a autorização dos familiares e estes ficam sob a responsabilidade da Central de Transplantes em Campo Grande e posteriormente da Central Nacional para os devidos encaminhamentos e atendimento da demanda.

Com informações Dourados News - Por Gizele Almeida e Osvaldo Duarte

Imagem site O Progresso