Dourados pode ter medidas mais rígidas contra o aumento de casos de Covid

05/01/2021 10h15 - Atualizado há 3 anos

A prefeitura de Dourados deve publicar novo decreto de contenção a Covid até esta quinta-feira (7/1)

Cb image default

Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

As atuais regras voltadas a contenção a transmissão do coronavírus (Covid-19) em Dourados vencem na quinta-feira (7/1).

O decreto N°3.085 entrou em vigência em 25 de dezembro realocando os horários dos setores comerciais e mantendo a proibição da venda de bebidas alcoólicas entre 22h e 5h.

Assim, até o final desta semana a nova equipe de gestão da prefeitura de Dourados terá que elaborar o primeiro decreto de contenção a doença de 2021, podendo dar sequência nas ações já determinadas pela gestão anterior ou trazer mudanças.

Em entrevista na segunda-feira (4/1), o prefeito Alan Guedes (PP) não chegou a descartar a possibilidade de ‘endurecer’ as medidas voltadas a contenção da transmissão do vírus.

Ele falou da situação da cidade apresentada através de relatório e destacou a importância da colaboração da população para que não haja a necessidade de intensificar as regras.

“Essas primeiras semanas do ano, onde pode haver essa necessidade de uma reavaliação [das medidas], casa com o período de incubação da doença pós natal e ano novo. Então é um momento muito delicado e precisamos contar com a população para que, se puder, fique em casa e mantenha o distanciamento, para que não tenha a necessidade de endurecimento das regras”, disse o prefeito ao Dourados News.

Alan comentou também que agendas estão marcadas para acontecer nesta quarta-feira (6/1) com o objetivo de realizar um “realinhamento dos comitês, dando destaque para câmara técnica”. É possível que destes encontros saiam as definições das regras passarão a vigorar a partir de sexta-feira (8/1).

VACINAS

Com mais de 1,5 mil casos ativos atualmente em Dourados e 78 moradores locais hospitalizados, o município já articula maneiras de garantir as primeiras doses de vacina para imunização contra o coronavírus.

O prefeito também não descarta buscar a união de outros municípios para conseguir os imunizantes através de um ‘consórcio’ entre as cidades da região, conforme fala no dia 30 de dezembro durante apresentação do relatório de transição de governo.

De acordo com boletim municipal desta segunda-feira (4/1), Dourados tem 162 óbitos acumulados desde o começo da pandemia e taxa de ocupação de leitos públicos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para pacientes com Covid em 94%. 

Por Wender Carbonari

DOURADOS NEWS