Dourados atinge média mais alta de casos de Covid desde o começo da pandemia

15/12/2020 08h10 - Atualizado há 3 anos

Cresce a quantidade de douradenses infectados com o coronavírus

Cb image default

Crédito: Hedio Fazan/Dourados News

A média móvel do coronavírus (Covid-19) atingiu a taxa 125,8, sendo a mais elevada em Dourados desde o começo da pandemia. O cálculo tem como base as confirmações de novos casos da doença entre os dias 8 e 14 e dezembro.

Além da quantidade recorde de novos casos, Dourados registrou sete mortes por Covid no decorrer destes sete dias transpassados, acumulando um total de 135 óbitos.

Foram, ao todo, 881 testagens positivas de douradenses em apenas uma semana, emitidas após análise no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública).

A média móvel mais alta até então havia sido registrada pelo Dourados News na terceira semana de junho, período em que a cidade era considerada o epicentro da doença em Mato Grosso do Sul.

Desde a metade do ano a média de novos casos havia apresentado recuo chegando a atingir 30,8 em agosto e 29,7 em outubro, como é possível observar através do gráfico. Os dados disponibilizados por meio de boletim pela prefeitura de Dourados e arquivados para elaboração das estatísticas. 

Cb image default
Gráfico: Wender Carbonari/Dourados News

Além dos sete óbitos por Covid nos sete dias transpassados e da média móvel de 125,8 novos casos de coronavírus, todos os leitos públicos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) estão ocupados em Dourados.

Dourados soma desde o começo da pandemia 11.386 casos, sendo 10.056 recuperados e 70 internações.

A média móvel é uma das ferramentas indicadas por epidemiologistas para monitorar o comportamento de doenças transmissíveis, como no caso do coronavírus. Ela ajuda a compactar as confirmações que podem variar dependendo do dia da semana ou do fluxo do sistema de coleta e análises das amostras para testagens.

Por Wender Carbonari

DOURADOS NEWS