DOF ensina 19 militares do Exército sobre métodos de atuação na fronteira
O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) recebeu na manhã desta quarta-feira (11), na sede do órgão em Dourados, oficiais e sargentos do Exército, integrantes do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada de Ponta Porã, para instruções sobre modos de atuação e combate ao crime organizado na região das fronteiras com o Paraguai e Bolívia.
A Operação Militar transcorreu durante todo o dia, com instruções teóricas e práticas sobre Iniciação às Técnicas de Entrevista e Busca Veicular. O objetivo é o compartilhamento institucional dos conhecimentos teóricos e práticos a fim de garantir aprimoramento técnico profissional de excelência na atuação efetiva de enfrentamento aos crimes transfronteiriços garantindo, principalmente, a segurança dos militares e cidadãos abordados.
O DOF é uma Polícia Especializada que atua efetivamente no policiamento de prevenção e repressão, nas estradas e rodovias estaduais, aos crimes e contravenções cometidos na faixa de fronteira entre eles nos mais recorrentes, que são: tráfico de drogas, furto e roubo de veículos, cumprimento de mandados de prisão, crime de abigeato (furto de animais em propriedades rurais), contrabando e descaminho.
No período da manhã, os militares participam de instruções teóricas, com a apresentação de conceitos doutrinários e abordagens teóricas. À tarde, as instruções foram sobre a prática de abordagens, entrevistas e busca veiculares.
Por RAFAEL RIBEIRO - Correio do Estado
Imagem Foto: Rogério Fernandes/DOF