Dia Mundial sem Carro: menos de 10% da população de Dourados utiliza o transporte público
É comemorado hoje, 22 de setembro, em todo o mundo, o Dia Mundial sem Carro e em Dourados, menos de 10% da população utiliza o transporte público. Segundo dados da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a média anual de usuários de coletivos no município é 322 mil pessoas ao ano, equivalente a 26,8 mil por mês, para população de aproximadamente 216 mil, conforme o IBGE. Já a frota de veículos é de 136 mil.
Diferente dos anos anteriores, este ano a prefeitura não desenvolveu nenhuma atividade específica em alusão ao dia sem carro.
Mariana Souza Neto, Gestora de Fiscalização de Trânsito de Dourados, disse que a conscientização aconteceu este ano, na Semana do Trânsito.
Este ano não houve programação específica, como nos anos anteriores, porém orientamos sobre o transporte alternativo durante a Semana do Trânsito, disse.
O Dourados News saiu na rua hoje e conversou com três pessoas, uma utiliza a bicicleta, a segunda o carro e a terceira, prefere o ônibus por questões econômicas.
Tassila Gonçalves, que mora no bairro Jóquei Clube anda por toda a cidade de bicicleta. É mais rápido, pois não tenho paciência para esperar o ônibus, e onde eu vou, vou de bicicleta, andar a pé é cosia rara, afirma.
Já Levi Amir dos Santos, não anda sem carro, mesmo tendo a opção de caminhar, já que segundo ele, a escola da filha, é perto de sua casa. Mesmo a escola da minha filha sendo perto de casa, a levo todos os dias, inclusive para ir na padaria; faço tudo de carro, disse.
Mencionamos acima que a terceira entrevistada prefere o ônibus, por ser mais barato. Marinalva dos Santos usa o transporte público para quase tudo, segundo ela. Eu prefiro o ônibus, pois acho mais em conta que andar de carro, e como venho ao centro quase todos os dias, utilizo muito o transporte público, conclui.
Dia Mundial sem Carro
O Dia Mundial sem Carro surgiu na Europa nos últimos anos do século 20 e aqui no Brasil, no ano de 2001. O dia é um manifesto que visa promover a reflexão sobre os danos causados pelo uso intenso de automóveis ao meio ambiente.
(Foto - Guilherme Pires).
www.douradosnews.com.br