Desde a posse, Délia fez 40 mudanças no primeiro escalão da prefeitura
Pouco depois de vencer as eleições municipais de 2 de outubro de 2016 com 43.252 votos (39,82% do total), ainda em 30 de dezembro daquele mesmo ano, a prefeita Délia Razuk (sem partido) já tinha seu governo formado e anunciou os secretários. Porém, desde o dia 1º de janeiro de 2017, quando assumiu o comando da Prefeitura de Dourados, já fez 40 mudanças somente no primeiro escalão.
As mais recentes alterações foram comunicadas na edição desta segunda-feira (16) do Diário Oficial do Município. Carlos Francisco Dobes Vieira foi exonerado da Secretaria Municipal de Planejamento. Substituído por Adriana Benicio Toneloto Galvão, agora deixa de ser interino para tornar-se titular da Secretaria de Fazenda.
O Dourados News fez um levantamento das mudanças ocorridas somente nas principais secretarias, o chamado primeiro escalão, e apurou que há pastas com até quatro titulares diferentes nesse mesmo mandato.
A Secretaria Municipal de Administração começou o governo Délia sob o comando de Denize Portollan de Moura Martins, que passou à Secretaria de Educação e foi substituída interinamente por Elaine Terezinha Boschetti Trota em 10 de abril de 2017. A interina tornou-se titular no dia 15 de maio daquele mesmo ano.
Essa mudança foi motivada pela saída de Audrey da Silva Milan Conti da Secretaria de Educação. Ela pediu exoneração e foi substituída em 16 de março por Denize. Em 26 de fevereiro de 2018, Renato Marin Machado Faria foi nomeado, mas entregou carta de demissão no dia 3 de março. Coube, desde então, a Upiran Jorge Gonçalves da Silva esse cargo, mas ele está demissionário desde 16 de julho, aguardando um substituto.
Na Assistência Social, Ledi Ferla pediu exoneração em 22 de fevereiro de 2018 e foi substituída por Landmark Ferreira Rios. Ele comandou a pasta até 17 de dezembro daquele mesmo ano, quando Maria Fátima Silveira de Alencar assumiu interinamente. Ela passou à titularidade em 18 de janeiro deste ano.
Antes de comandar a Assistência Social, porém, Landmark foi secretário de Agricultura Familiar, sucedido em fevereiro de 2018 por Marcos Roberto Soares, o Marcão da Sepriva. Em janeiro deste ano, Kallen Christiany Miranda Ferreira tornou-se interina da pasta, mas em 21 de maio Alceu Junior Silva Bittencourt passou a ser o interino.
As mudanças na Secretaria de Cultura começaram em 7 de fevereiro de 2018, quando Gil de Medeiros Esper foi exonerado a pedido. Em seu lugar, naquele mesmo mês foi nomeado Jorge Augusto Ramos Lopes, o ‘Peu’, que a exemplo do antecessor, também viria a pedir exoneração, oficializada em 12 de julho deste ano. Weslei de Queiroz Santos ficou no cargo até o dia 30 daquele mesmo mês, quando foi nomeado Clarindo Cleber Gimenes.
Última remanescente do grupo apresentado naquele 30 de dezembro de 2016, Rose Ane Vieira teve a exoneração da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico oficializada em 12 de agosto. Ela foi sucedida por Clarindo Cleber Gimenes, o Cláudio Gaiofato.
Mais recente alvo de mudança, a Secretaria Municipal de Fazenda foi comandada, inicialmente, por João Fava Neto, preso em 31 de outubro de 2018 na Operação Pregão, que apontou supostas fraudes em licitações na prefeitura. Seu adjunto, Carlos Augusto de Mello Pimentel, assumiu, mas viria a ser substituído, em 4 de fevereiro deste ano, por Paulo Cesar Nogueira Junior, que deu lugar ao então interino Carlos Francisco Dobes Vieira no dia 2 de setembro, oficializado titular hoje.
Na Secretaria de Planejamento, o ex-prefeito José Elias Moreira foi nomeado titular no primeiro dia do atual governo. No entanto, ele deixou o posto em dezembro de 2017 e a pasta passou a ser comandada interinamente por Tahan Sales Mustafa, que acumulou as funções com a titularidade da Secretaria de Obras, até ser sucedido por Carlos Dobes, substituído hoje por Adriana Benicio Toneloto Galvão.
Tahan Sales Mustafa, primeiro gestor de Obras Públicas no atual governo, deu lugar ao interino Carlos Dobes em 17 de dezembro de 2018. Mas ele foi substituído por Marise Aparecida Bianchi Maciel interinamente em janeiro deste ano, até ser efetivada titular da secretaria em 17 de abril.
Já a Secretaria Municipal de Governo e Gestão Estratégica, originalmente sob o comando de Raufi Marques, teve Patricia Henriette Forni Donzelli Bulcão de Lima nomeada interina em 28 de março de 2017, depois que o titular pediu exoneração. Ela permaneceu no cargo até que Celso Antonio Schuch Santos fosse nomeado, em 17 de dezembro de 2018.
O médico Renato Vidigal iniciou esse governo no comando da Secretaria municipal de Saúde, mas o posto foi assumido interinamente por Wagner da Silva Costa em 18 de dezembro de 2018. Atual secretária, Berenice de Oliveira Machado Souza chegou ao cargo em janeiro deste ano.
A Secretaria de Serviços Urbanos teve Joaquim Soares como primeiro gestor. Ele foi sucedido por Walkiria Rebeque Cevada Pansera, nomeada interina em 17 de dezembro de 2018. Posteriormente, em 4 de fevereiro deste ano, Fabiano Costa passou a ser o titular da pasta.
Na Procuradoria-Geral do município, Lourdes Peres Benaduce pediu para sair em 29 de maio de 2018. Atualmente, o cargo é ocupado por Sérgio Henrique Pereira Martins de Araújo.
Por André Bento
Foto André Bento/ARQUIVO
DOURADOS NEWS