Cota única ou 1ª parcela do IPTU 2019 vencem no próximo dia 10 de fevereiro

05/02/2019 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

Os contribuintes douradenses têm até o dia 10 de fevereiro para pagar a cota única ou a primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2019 com descontos.

A Central do IPTU destaca que como a data de vencimento cai em um domingo, o cidadão poderá pagar o imposto no próximo dia útil, conforme garantido pelo artigo 1º da Lei 7089/83, o que vale para boletos e faturas de qualquer natureza.

Os boletos começaram a ser entregues na segunda semana de janeiro para mais de 99 mil contribuintes, conforme o departamento de Administração Tributária.

“Em menos de um mês mais de 12,9 mil contribuintes já efetuaram o pagamento, a maioria em cota única. O cidadão tem descontos muito positivos e a cada ano esta adesão tem sido maior”, cita o auditor fiscal tributário Cláudio Matos Leite. 

Segundo o auditor, pouco mais de mil pessoas optaram por parcelar, enquanto que a cota única foi paga por 11,7 mil contribuintes, aumento foi de 14,5% em relação a 2018, de 1° a 31 de janeiro.

Cláudio lembra que quem paga até a data de vencimento em cota única tem até 20% de desconto, se não tiver débitos anteriores, e esse valor pode ser de 30% se o contribuinte acumula 4 anos de pagamento à vista em dia. Para quem tem débito anterior, mas quer pagar a vista, o desconto é de 10% e para quem parcelou, mas está com o carnê em dia o desconto é de 15%.

O boleto pode ser pago em qualquer agência bancária, casas lotéricas ou caixas eletrônicos. As pessoas que têm acesso à internet banking poderão pagar usando apenas o código de barras.

Em caso de perda ou atraso no pagamento o contribuinte pode retirar a segunda via na Central de Atendimento ao Cidadão ou pelo site www.dourados.ms.gov.br na opção Central de Serviços. A Central atende no horário das 7h30 às 13h30.

Conforme a Secretaria de Fazenda, a arrecadação com o IPTU em 2018 foi de pouco mais de R$ 59 milhões. A estimativa para 2019 segue a do ano passado, sendo de R$ 65 milhões.

Por Da Redação DOURADOS NEWS com Assessoria

Foto A. Frota

Dourados News