Conselho da OAB concede Selo de Qualidade ao curso de Direito da UEMS

31/01/2019 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

O Curso de Direito da unidade de Dourados, da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), recebeu – nesta quarta-feira, dia 30 de janeiro – o seu quinto Selo de Qualidade OAB Recomenda – “Instrumento em Defesa da Educação Jurídica Brasileira”, concedido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

O reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, e o coordenador do curso de Direito, Joaquim Carlos Klein de Alencar, estiveram na sede do Conselho Federal da OAB, onde receberam a condecoração.

De acordo com o reitor, é uma honra muito grande para a UEMS estar participando da entrega do Selo de Qualidade da OAB. “É a quinta vez que esse curso recebe o Selo de Qualidade, mostra a qualidade do curso que nós temos, a dedicação principalmente dos nossos docentes, técnicos administrativos e o compromisso dos nossos acadêmicos na qualidade do nosso curso, com o desempenho que vem sendo feito e isso mostra que a nossa Universidade tem formado excelentes profissionais também na área do Direito, que a gente coloca a disposição da sociedade para atender melhor a população sul-mato-grossense”, ressaltou Fábio Edir dos Santos Costa.

 “Trata-se de um reconhecimento da OAB que é o órgão que materializa o conhecimento das ciências jurídicas. Portanto é uma honra imensa estar em Brasília para receber esse Selo que é o resultado do trabalho de todos, professores, técnicos, administração e alunos”, destacou Joaquim Carlos Klein de Alencar, coordenador do curso de Direito.

Até 2019 foram editados seis Selos, todavia, a UEMS não participou apenas da sua primeira edição, pois não tinha tempo mínimo de 5 anos de vigência do curso que era requisito para sua participação. Logo, de todas as 5 edições em que a UEMS participou, ela obteve os cinco prêmios seguidos.

O professor, Lucio Flavio Joichi Sunakozawa, integrou a comissão de criação do curso ao lado dos professores Helder Baruffi, James Gallinatti Heim, Padre Jair, Jorge Ramalho e Sebastião Lino, além de ser o primeiro coordenador e, ainda hoje, ser o professor mais antigo do curso.  

“Esse curso nasceu de muitas lutas de alunos, professores e colaboradores, por exemplo, do ex-presidente da OAB Dourados, hoje atual Conselheiro Federal Afeife Mohamad Hajj que ajudou a autorizar o funcionamento do curso em 1997. Até hoje, desde 1999, esse curso é recordista nacional na obtenção de reconhecimento em menor tempo, pois foi obtido ao final de seu segundo ano de funcionamento. Uma vitória para o primeiro curso jurídico público e gratuito na Grande Dourados. Gratidão a todos que ajudaram por algum modo na construção dessa história”, destacou Lucio Flavio Sunakozawa.

Sobre o Selo

Esta é a 6ª edição do programa, que vai agraciar 161 cursos jurídicos que alcançaram os requisitos para receber a distinção. O Selo utiliza critérios objetivos na análise dos cursos, como os índices de aprovação no Exame de Ordem Unificado e dados do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) para conceder a condecoração.

DOURADOS NEWS