Começa nesta terça-feira a 3ª Semana de Farmácia do HU de Dourados

19/09/2017 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

Hoje, amanhã e quinta-feira, dias 19, 20 e 21 de setembro, o HU (Hospital Universitário) da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) realiza sua 3ª Semana de Farmácia, evento já consolidado junto à comunidade farmacêutica da instituição e da região, e que neste ano tem como tema os cuidados clínicos e farmacêuticos frente à síndrome metabólica.

A cada noite de evento, será ministrada uma palestra referente à temática central, conduzida por profissionais de referência, conforme a programação anexa (ao final do texto). Além disso, como já é tradição, a organização da Semana de Farmácia vai disponibilizar aos colaboradores, a caixa de coleta de medicamentos, próximo ao hall dos relógios de ponto.

Em outras edições, a caixa de coleta recolheu mais de 3 quilos de medicamentos vencidos e em desuso, que foram encaminhados à Comissão de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde para a destinação correta.

A novidade dessa 3ª Semana de Farmácia será uma ação solidária em prol do cadastro de colaboradores que queiram se tornar doadores de medula óssea, em parceria com o Hemocentro de Dourados. Nos dias 15 e 18 haverá divulgação da campanha e conscientização sobre o assunto e nos dias 19 e 20 a equipe do Hemocentro fará o cadastramento e a coleta de sangue.

Síndrome metabólica

Muito em voga, o termo síndrome metabólica descreve um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam numa pessoa e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes. Ela tem como base a resistência à ação da insulina, daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina.

Ou seja, a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue. Alguns fatores contribuem para o aparecimento: os genéticos, o excesso de peso (principalmente na região abdominal) e a ausência de atividade física.

A síndrome, portanto, implica no uso de vários medicamentos concomitantemente e o acompanhamento do paciente por um profissional farmacêutico faz-se necessário, atuando nas possíveis reações que possam surgir pelo uso dos remédios. Desta forma, a finalidade da temática da 3ª Semana de Farmácia é atualizar profissionais e acadêmicos sobre os cuidados clínicos farmacêuticos frente a essa nova realidade.

As palestras, que são gratuitas, terão público máximo de 50 inscritos, cada. Todas elas terão início às 19h15, no auditório do HU. Haverá a emissão de certificado aos participantes, em conformidade com o total de palestras assistidas.

A 3ª Semana de Farmácia do HU de Dourados é realizada pela Comissão de Farmácia e Terapêutica, além do Setor de Farmácia Hospitalar, em parceria com a Divisão de Gestão de Pessoas.

Programação

19/09/2017 - 19h15 às 22h (2h45 horas) – A clínica farmacêutica no cuidado ao paciente com síndrome metabólica - Profª. Drª. Camila Guimarães Polisel, docente e tutora da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), e vice coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Cuidados Continuados Integrados do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP)

20/09/2017 - 19h15 às 22h00 (2h45 horas) – Aspectos farmacológicos das terapêuticas empregadas na síndrome metabólica - Profª. Drª. Candida Aparecida Leite Kassuya, docente em Farmacologia Humana da UFGD e presidente da Comissão de Avaliação de Pesquisa e Extensão do HU de Dourados.

21/09/2017 - 19h15 às 20h45 (1h30 horas) – Aspectos do cuidado da segurança na prescrição, no uso e administração de medicamentos, sob a ótica da Segurança do Paciente - Priscyla Tainan Camargo, enfermeira assistencial do HU e mestranda do programa de Ensino em Saúde da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Serviço

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3410-3150.

http://www.douradosnews.com.br

Foto divulgação hypescience.com