Cidadão terá acesso a mapa de regras de pontos que contam com aglomeração de pessoas

08/02/2019 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

Nos próximos dias, a Seplan (Secretaria de Planejamento), lançará o EIV (Estudo de Impacto de Vizinhança), no site oficial da Prefeitura de Dourados, na aba “Cidadão”. Trata-se de uma ferramenta consultiva para a população. Trata-se de um mapa com indicação dos pontos do município que devem cumprir medidas quanto à aglomeração de pessoas, limite de som ambiente, limpeza, entre outros. 

Conforme o secretário de Planejamento Carlos Dobes, a ação surgiu diante da necessidade de contribuir com a comodidade e segurança dos douradenses, em especial aos que moram próximos a bares, conveniências, igrejas, entre outros locais que contam com aglomeração de pessoas, já que existem muitas reclamações sobre situações como concentração de pessoas em calçadas e vias, poluiçãosonora, algazarra, ruas poluídas, etc. 

“As condicionantes vão estar na ‘mão’ da população, que vai poder ter a base para saber se o estabelecimento está descumprindo-as. É uma forma de o município dar transparência para as informações, contribuir com quem enfrenta problemas como os citados próximos a residência e auxiliar as entidades de segurança”, disse o secretário. 

A ferramenta foi elaborada pela equipe técnica da Seplan e poderá ser “baixada” com o acesso via internet. 

O inspetor Machado, da Guarda Municipal, disse que o EIV servirá como base também para os agentes da GM ao verificarem situações de aglomeração. Ele cita que os guardas municipais estão alertas a esse trabalho e têm encaminhado as situações que são de demanda da Seplan, Semsur ou Imam. 

O Imam (Instituto Municipal do Meio Ambiente) tem direcionado atividades para preservação do meio ambiente em várias vertentes em Dourados. Para o diretor Fabiano Costa, “a ferramenta consultiva vem para completar um conjunto de ações da Prefeitura e também as que são estruturadas com os órgãos de segurança”. 

O tenente Yago, da Polícia Militar, destacou que a instituição atua no combate aos crimes e entre esses a perturbação da ordem pública, que vem contando com reclamações constantes no município. Para ele, o EIV agregará no combate a esse tipo de situação. 

“Acredito que as denúncias de perturbação podem aumentar e isso com a base correta disponível no site sobre as condicionantes ajudará o trabalho da Polícia Militar”, apontou. 

Por DOURADOS NEWS