Chuva aumenta fluxo em córregos e alaga ruas em Dourados
A chuva que atingiu Dourados nesta manhã (27) deixou córregos com fluxo intenso de águas e várias ruas da cidade alagadas. O Dourados News fez um giro por várias regiões e constatou que apesar da forte chuva, os impactos não afetaram drasticamente a população.
Na região do Jardim Santo Antônio, o córrego Rego d’Água, na Rua da Liberdade, ficou com movimentação violenta das águas. A vazão dos bairros no curso quase provocou inundação. As imagens mostram que por pouco menos de um metro a água poderia transbordar o limite da valeta.
Na Vila Cachoeirinha, vários cursos de água também registraram elevação. Na rua Projetada H, o fluxo intenso subiu até as margens do barranco e só não transbordou devido a ampla vegetação. A cena chamou atenção de crianças que residem ali.
E teve também quem precisou enfrentar a chuva. A dona Maria Sebastiana da Silva, 60, precisou ir buscar o neto de 10 anos na Escola Municipal Franklin Azambuja.
Ela, a pé e segurando guarda chuva, e o garoto, empurrando a bicicleta, buscavam um jeito de escapar das poças d’água e chegar logo em casa, na sitioca Campina Verde.
Ao Dourados News a idosa contou que hoje o neto só foi para a escola porque tinha prova, mas quando costuma chover assim ela não tem condições de deixá-lo na unidade.
Todos os dias, ela vai com ele até a BR-463, atravessa, e o restante de três quadras o garoto faz sozinho. Na volta, a mesma estratégia.
“Hoje ele saiu mais cedo e a gente não esperava que vinha uma chuva dessa. Lá na sitioca a coisa tá feia. Quando chove assim não tem como ele vir. De lá não veio quase nenhuma criança por conta da chuva”, contou.
A distância da casa da douradense até a unidade de ensino é de pouco mais de um quilômetro.
Na região do Jardim Márcia, várias vias, especialmente as que não possuem asfaltamento, ficaram tomadas pela água.
Segundo o Guia Clima da Embrapa, a chuva de hoje representa mais da metade de todo acumulado do mês. Em 2h11 choveu 39.7 milímetros, sendo que até ontem, a cidade havia acumulado 28.8 milímetros.
Por Vinicios Araújo
Fotos Hedio Fazan
DOURADOS NEWS