Bosque vira cracolândia em dias sem feira livre

28/03/2018 00h00 - Atualizado há 4 anos

A casa que fica no interior da Feira e seria destinada à Secretaria de Cultura, até o momento é utilizada como ponto para consumo de drogas e teve parte da estrutura danificada

A falta de segurança na Feira Livre de Dourados está impactando a população residente nas proximidades. Com pouco patrulhamento, o local tem se tornado abrigo para usuários de drogas e crimes como assalto estão entrando na rotina dos frequentadores e comerciantes. 

O Dourados News esteve na região durante a manhã desta quarta-feira (28) e constatou que um imóvel, dentro das dependências da Feira, que será destinado à Secretaria de Cultura do município, dentro do bosque, está sendo tomado por vândalos e usuários de entorpecentes.

A equipe de reportagem flagrou na garagem subterrânea da casa várias ‘bitucas’, latas utilizadas para consumo de crack, restos de cigarros de maconha e muito vidro quebrado. A estrutura da casa foi danificada por vândalos.

Janela e portas quebradas, lâmpadas furtadas e o local apresenta total abandono.

Moradoras próximas à feira, que não quiseram se identificar, contaram para a reportagem que o sentimento de insegurança preocupa as famílias, principalmente aos finais de semana. 

“Aqui quando chega 19h, ali na primeira barraca já, é um inferno com gente fumando droga”, desabafou a moradora ressaltando que casos de violência estão se tornando comum principalmente no final de semana.

Ela relembrou que no domingo (25) um morador de rua acabou esfaqueado após discussão com outro andarilho.  

“Quando a Feira era na Cuiabá não tinha dessas coisas aqui”, afirmou. “É a maior baixaria isso aqui, principalmente dia de domingo” concluiu a moradora. 

A proprietária de um salão de beleza na região acredita que a falta de segurança esteja afetando o comércio no local. Ela afirmou ao Dourados News, que  já aconteceram assaltos na pista de caminhada em frente ao estabelecimento durante os finais de tarde. 

“Grupos ficam aglomerados nos cantos da pista e observando quem anda. Dá medo. Já aconteceu de pessoas estranhas passarem e ficarem olhando aqui pra dentro. Isso acontece e deixa a gente um pouco assustada”, disse. 

“Quando estendemos o expediente até o início da noite a gente fica mais preocupada. As meninas as vezes estacionam carros um pouco longe e quando elas saem a preocupação aumenta”, lamentou.

OUTRO LADO

A reportagem procurou o secretário de Agricultura Familiar Marcos Roberto Soares, que também é responsável pela Feira.

Ele afirmou que até a semana que vem estará encaminhando os documentos para adequação do imóvel prometido para receber a Secretaria de Cultura. Ele informou que ali serão realizadas atividades culturais como aulas de instrumentos musicais.

Em relação à segurança, disse que ainda nesta quarta-feira (28) encaminhará um ofício solicitando à Guarda Municipal um reforço de patrulhamento na região. 

OCORRÊNCIA

Na manhã de hoje uma feirante procurou a delegacia em Dourados para denunciar o arrombamento do box na Feira Livre. A vítima disse ter encontrado a porta do local estourada e a ausência de seis botijões de gás, quatro engradados de cerveja e dois fardos de refrigerante.

Conforme relatos da mulher, os furtos têm se tornado constantes no local. 

Por Por Vinicios Araújo - Dourados News

(Foto: Vinicios Araújo)