Alas de UTI Covid voltam a ficar lotadas em Dourados após duas semanas

31/12/2020 09h42 - Atualizado há 3 anos

Os hospitais de Dourados são referência em saúde para moradores de toda macrorregião

Cb image default

Crédito: Hedio Fazan/Arquivo/Dourados News

Todos os leitos públicos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) habilitados nos hospitais de Dourados destinados ao atendimento a pacientes diagnosticados com coronavírus (Covid-19) estão ocupados nesta quarta-feira (30).

O município não atingia taxa máxima de ocupação de leitos de UTI Covid desde 17 de dezembro. Nestas duas semanas, a porcentagem de ocupação variou chegando em 68% nos dias 24 e 25 de dezembro, datas posteriores a ativação de 10 leitos de UTI no Hospital da Vida.

Porém, mesmo com a habilitação destes novos leitos hospitalares, os números voltaram a subir, atingindo 80% no sábado (26), 88% no domingo (27), 94% na segunda-feira (28), 97% ontem (29), chegando na atual taxa de 100% de ocupação.

As informações são da prefeitura de Dourados divulgadas através de boletim diário.

Além dos leitos encaminhados para atendimento de casos de Covid, a taxa de ocupação em alas de UTIs Geral para pacientes não-Covid também tem permanecido alta nas últimas semanas. Nesta quarta-feira, estas alas figuram com taxa de 89% de ocupação.

A taxa referente a ocupação de leitos hospitalares é um dos critérios do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), que norteiam recomendações repassadas aos 79 municípios.

O mapa estadual elaborado pelo Programa do Governo do Estado traz a classificação de nível de risco de cada cidade de Mato Grosso do Sul. Dourados segue desde o dia 18 de dezembro com bandeira cinza, referente ao nível de risco extremo.

Por Wender Carbonari

DOURADOS NEWS