Alas de UTI Covid voltam a ficar lotadas em Dourados após duas semanas
Os hospitais de Dourados são referência em saúde para moradores de toda macrorregião
Todos os leitos públicos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) habilitados nos hospitais de Dourados destinados ao atendimento a pacientes diagnosticados com coronavírus (Covid-19) estão ocupados nesta quarta-feira (30).
O município não atingia taxa máxima de ocupação de leitos de UTI Covid desde 17 de dezembro. Nestas duas semanas, a porcentagem de ocupação variou chegando em 68% nos dias 24 e 25 de dezembro, datas posteriores a ativação de 10 leitos de UTI no Hospital da Vida.
Porém, mesmo com a habilitação destes novos leitos hospitalares, os números voltaram a subir, atingindo 80% no sábado (26), 88% no domingo (27), 94% na segunda-feira (28), 97% ontem (29), chegando na atual taxa de 100% de ocupação.
As informações são da prefeitura de Dourados divulgadas através de boletim diário.
Além dos leitos encaminhados para atendimento de casos de Covid, a taxa de ocupação em alas de UTIs Geral para pacientes não-Covid também tem permanecido alta nas últimas semanas. Nesta quarta-feira, estas alas figuram com taxa de 89% de ocupação.
A taxa referente a ocupação de leitos hospitalares é um dos critérios do Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança da Economia), que norteiam recomendações repassadas aos 79 municípios.
O mapa estadual elaborado pelo Programa do Governo do Estado traz a classificação de nível de risco de cada cidade de Mato Grosso do Sul. Dourados segue desde o dia 18 de dezembro com bandeira cinza, referente ao nível de risco extremo.
Por Wender Carbonari
DOURADOS NEWS