Ainda contabilizando estragos de tempestade, Dourados tem segundo alerta na semana
Tempestade de segunda-feira derrubou mais de 50 árvores em Dourados
Dourados está novamente em alerta de perigo potencial por tempestade. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), partir das 11h desta quarta-feira (28) há risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros no dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 quilômetros por hora e queda de granizo.
Também é mencionado baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Na segunda-feira (26), alerta semelhante foi emitido pouco antes da chuva que totalizou 32.2 milímetros durante 2 horas e 40 minutos e das rajadas de vento de 46 quilômetros por hora registradas às 7h25 pela estação agrometeorológica da Embrapa Agropecuária Oeste.
Essa condição climática provocou a queda de mais de 50 árvores na cidade e pelo menos 22 mil moradores de 65 bairros sem energia elétrica.
Ainda no final da manhã de segunda-feira a prefeita Délia Razuk (sem partido) expediu o Decreto nº 2.968 de 26 de outubro de 2020, declarou situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que atingiram o município.
“Fica declarada a existência de situação de anormalidade, provocada por desastre e caracterizada como Situação de Emergência, no Município de Dourados – MS, provocada pelas fortes chuvas”, indica a publicação, segundo a qual “em consequência deste desastre ocorreram diversos danos” que comprometem “a capacidade de resposta do Município” e “há necessidade de restabelecimento da ordem pública”.
Conforme o Inmet, há previsão de poucas nuvens na manhã de hoje e pancadas de chuva durante a tarde e à noite. O CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) aponta variação de nuvens pela manhã com pancadas de chuva localizadas que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas a partir da tarde.
Por André Bento
DOURADOS NEWS