Abandonada pelo poder público, obra em parque vira casa de vândalos e cracolândia

17/07/2018 00h00 - Atualizado há 4 anos

Em construção desde 2013, a Academia da Saúde no Parque Antenor Martins ainda não foi utilizada para a finalidade proposta pelo projeto inicial. A obra faz parte de programa do Ministério da Saúde criado em 2011 com o objetivo de incentivar a população a ter hábitos de vida saudável. 

O fato é que o investimento, que faz parte de um pacote de obras para construção de complexo esportivo no parque referente ao valor de R$ 2.217.209,30, ainda não foi se quer inaugurado. 

O Dourados News visitou a construção e constatou que não há nenhum tipo de monitoramento do prédio. Com portas e janelas abertas, o recurso aplicado na estrutura, que deveria ser utilizada para armazenar materiais esportivos, salas multiuso e banheiros, está sendo usado apenas para que pessoas desabrigadas façam suas necessidades fisiológicas. O ponto também recebe usuários de drogas.

Muita sujeira, fezes espalhadas por todos os cômodos do prédio, bitucas pelos corredores e danos em toda estrutura são claramente vistos. Os banheiros também estão sem nenhuma condição de uso. 

Uma moradora do Jardim Novo Horizonte, que optou por não se identificar, relatou à reportagem que frequentemente visita o parque e nunca viu a academia em funcionamento. 

“Aqui o pessoal vem só para caminhar porque funcionar mesmo, aquilo nunca funcionou”, disse a douradense.

PROBLEMA ANTIGO

A obra foi iniciada em junho de 2013 com conclusão prevista para janeiro de 2014, porém, um ano após o início das construções, o Dourados News noticiou a lentidão e o descaso ao andamento da obra. 

Na época, uma foto feita pela reportagem mostrava uma barra de ferro utilizada para exercícios funcionais quebrada. Nesta segunda-feira (16/07/2018), o dano continua intacto, exatamente como foi noticiado no passado. 

OUTRO LADO

O Dourados News acionou a assessoria de comunicação da Prefeitura de Dourados solicitando posicionamento a respeito desta obra, porém até o momento não obteve retorno. 

Por Vinicios Araújo - Dourados News

Imagens Vinicios Araújo