Hambúrguer de lentilha: receita vegetariana fácil

30/01/2018 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

Ingredientes do hambúrguer de lentilha

1 xícara (chá) de lentilha crua

4 xícaras (chá) de água

1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado

1/2 xícara (chá) de cebola picada

1 dente de alho grande amassado

1 colher (sopa) de azeite

1/2 xícara (chá) de farinha de arroz integral

1/2 xícara (chá) de farelo de aveia

sal e cominho a gosto

Modo de preparo

O primeiro passo para preparar o seu hambúrguer é cozinhar a lentilha. Para isso, coloque-a na panela de pressão e acrescente a água. Tampe e cozinhe em fogo médio por 15 minutos depois que pegar pressão. Mas se não tiver panela de pressão, tudo bem: é só deixar a lentilha de molho em água na geladeira de um dia para o outro e cozinhar na panela normal.

Em seguida, escorra-a com auxílio de uma peneira e coloque em uma tigela. Acrescente o alho amassado, a cebola, o azeite, o cheiro-verde e os temperos a gosto. Misture bem para que os ingredientes incorporem à massa.

Por último, acrescente a farinha e o farelo de aveia aos poucos, até obter o ponto para modelar os hambúrgueres. Modele-os do tamanho de sua preferência.

Unte uma forma e coloque os hambúrgueres. Leve para o congelador por aproximadamente 1 hora, para ficar mais fácil na hora de fritar e eles não acabaren se desfazendo.

Depois, frite-os com um pouco de manteiga até ficar dourado dos dois lados. Também dá para assar os hambúrgueres de lentilha.

www.terra.com.br

Isabela Henriques

Foto: TudoGostoso / TudoGostoso