Temendo tragédia, moradores de área rural de Campo Grande pedem fim de estande de tiros

14/01/2022 08h00 - Atualizado há 2 anos

Na região dos Sítios Santa Maria existem 54 chácaras com 250 moradores

Cb image default
Na região dos Sítios Santa Maria existem 54 chácaras com 250 moradores

Os moradores dos Sítios Santa Maria encaminharam, no último dia 17 de dezembro de 2021, um ofício à 42ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, pedindo a desativação de dois estandes de tiros que ficam localizados na região. As pessoas que moram no local temem por uma tragédia devido ao risco de balas perdidas.

Conforme o documento, durante a 31ª Sessão Ordinária do Conselho Gestor da APA do Lajeado, realizada na mesma data do envio do ofício, muitos moradores pontuaram as demandas, que em sua maioria envolviam os locais onde praticantes de tiro usam armas. Na região, segundo o documento, existem um clube de tiro pronto e outro que está sendo construído. O questionamento é quais os critérios usados para a instalação de estandes, se são regularizados.

"Estandes de tiro ao ar livre, 'outdoor', geralmente são encontrados longe de áreas povoadas devido a preocupações com segurança, poluição sonora e contaminação do solo. O que em nosso caso vai frontalmente contra aos objetivos da APA", diz trecho do ofício.

O presidente da associação dos moradores, Eduardo de Oliveira Carvalho, detalhou ao Jornal Midiamax que a região tem 250 moradores, com 54 chácaras habitadas, além da movimentação do Aeroporto Santa Maria.

"São três clubes de tiro na nossa região, um já em atividade há mais ou menos 1 ano, que está a 200 metros da área de preservação ambiental; um que vai inaugurar no sábado (15); e outro em construção — estes dois na área de preservação ambiental aqui na nossa região. A nossa preocupação é com a preservação do meio ambiente, pois estamos em uma área de preservação com os moradores, há poluição sonora, poluição do solo e os danos para nossa fauna", disse.

Os moradores aguardam uma resposta ao ofício.

Mariane Chianezi

MIDIAMAX