Sem repasse da prefeitura, enfermagem da Santa Casa tem salário atrasado e pode paralisar

10/02/2023 09h10 - Atualizado há 1 ano

O salário deveria ter sido depositado até dia 6 de fevereiro, quinto dia útil do mês, o que não aconteceu

Cb image default
Imagem ilustrativa (Foto: Fala Povo)

Funcionários da Santa Casa de Campo Grande estão com o salário de janeiro atrasado. O setor de enfermagem fará uma Assembleia geral na sexta-feira (10), para definir sobre paralisação.

O salário deveria ter sido depositado até dia 6 de fevereiro, quinto dia útil do mês, o que não aconteceu. Sindicato da categoria, o SIEMS (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem do Mato Grosso do Sul) denuncia que trabalhadores da estão passando dificuldades até mesmo para se alimentar.

“Os trabalhadores estão revoltados com o descaso, os atrasos são recorrentes. Estamos entrando no décimo dia do mês, além da alimentação, os trabalhadores têm contas de luz, água, mensalidades escolares, entre outros”, ressalta o presidente Lázaro Santana.

A Santa Casa de Campo Grande informou que aguarda o recebimento de parte dos valores contratuais por parte da Prefeitura de Campo Grande. "Ressaltamos que as questões internas para o processamento total da folha das categorias celetistas foram feitas, e está pendente apenas da liberação do recurso restante, por parte da Prefeitura, para quitação de 100% dos profissionais", diz nota enviada ao Jornal Midiamax.

A reportagem solicitou posicionamento do município, mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestação.

Atrasos de salário são recorrentes

O problema é recorrente no hospital. Em janeiro, o Sinmed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) ingressou com uma Ação Civil cobrando que a Santa Casa realizasse o pagamento de salários atrasados, como parte do 13° de 2022 e os salário de dezembro de 2022.

O presidente do sindicato, Marcelo Santana pontua que esta é a terceira ação consecutiva da categoria na Justiça para cumprimento do pagamento de salário em dia. Além da resolução dos atrasos salariais a Santa Casa também possa resolver a questão da data-base que também está na Justiça.

Priscilla Peres

MIDIAMAX