Prefeitura abre licitação para reformas em vias da Capital

27/05/2022 09h02 - Atualizado há 2 anos

Publicação foi realizada hoje no Diário Oficial

Cb image default
Trânsito na Avenida Três Barras - Arquivo/Correio do Estado

ALISON SILVA

Uma licitação de obras e reordenamento viário em trechos da Avenida Três Barras, na rotatória com a Avenida José Nogueira Vieira e Rua Marquês de Lavradio, visa melhorar o fluxo de trânsito na Capital.

As reformas se estendem para as ruas Domingos Jorge Velho, Rua Manoel da Nóbrega e Rua Miguel Sutil. Segundo a licitação publicada no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) hoje (26). As obras estão orçadas em R$1,8 milhão.

Conforme a prefeitura, as mudanças têm “objetivo de reduzir o congestionamento e tornar o trânsito mais célere no local”.

Deste montante, conforme o Diário Oficial, o Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) repassará cerca de R$ 994.778,01 ao município, em reformas que contribuirão com a mobilidade urbana “em um dos pontos que geram transtorno aos motoristas nos horários de pico”, na Capital.

As empresas interessadas em realizar as obras, segundo o diário oficial, devem encaminhar as propostas até o dia 4 de julho, data do certame.

Segundo a prefeitura, o projeto prevê a retirada da rotatória do local e construção de canteiros que contarão com dois conjuntos semafóricos, 20 porta-focos, com duas pistas de rolamento na Avenida Três Barras.

O repasse, destinasse a pavimentação de um trecho de 200 metros da Rua Manoel da Nóbrega - paralela à Três Barras, e de 70 metros da Miguel Sutil - transversal à Três Barras, principal via de acesso a bairros como o Tiradentes, Rita Vieira, e Vilas Boas.

“Com a remoção da rotatória e construção de canteiros onde serão instalados os semáforos, acaba o estreitamento da Avenida Três Barras nesse trecho que passa a ter duas pistas de rolamento”, pontuou em nota a prefeitura.

Com as reformas, as expectativas são de que o tráfego no local flua com mais facilidade e tenha o tempo de deslocamento reduzido. Conforme a prefeitura, cerca de 30 mil veículos passam pela região diariamente.

Atualmente, os motoristas que fazem o trajeto em direção ao centro da Capital, entram pela José Nogueira, passam pela Rua Final, entram na Marquês de Lavradio, para então voltarem à Três Barras, após a rotatória.

Outra alteração prevista é para quem vem do Bairro Vilas Boas pela Rua Domingo Jorge Velho, que passará a ser mão única (descendo) na última quadra.

O condutor não conseguirá entrar na Avenida Três Barras e terá de entrar à direita na Manoel da Nóbrega e posteriormente à esquerda na Miguel Sutil, que também será mão única, em direção à Três Barras, região com semáforo previsto.

Na sequência do reordenamento do trânsito na rotatória está programada a continuidade do recapeamento da Avenida Três Barras, desde a Rua Conselheiro Furtado até a rotatória com a Avenida Gabriel Del Pino.

Histórico

Este é o quarto reordenamento do trânsito em rotatórias desde 2017. Nas rotatórias da Nelly Martins com Mato Grosso, Gury Marques /Interlagos e Joaquim Murtinho/Ceará, a solução para os gargalos no tráfego foi a instalação de semáforos reguladores de fluxos veiculares.

Em nota, a prefeitura disse que o reordenamento do trânsito nas rotatórias das avenidas Tamandaré com Euler de Azevedo e a semaforização da rotatória das ruas Rui Barbosa, 14 de Julho e Avenida Rachid Neder estão em plano.

CORREIO DO ESTADO