Passageiro fica preso em grade após ônibus fazer manobra brusca em Campo Grande

18/04/2023 09h06 - Atualizado há 1 ano

Motorista do ônibus informou que foi fechado por uma motocicleta na rotatória e, para evitar um acidente, virou bruscamente

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(Foto: Gabriel Neves/Midiamax)

Um homem de 44 anos ficou preso em uma grade na parte dianteira de um ônibus do transporte público e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros. O acidente aconteceu na tarde desta segunda-feira (17), no ponto de embarque e desembarque Hércules Maymone.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o motorista do ônibus informou que foi fechado por uma motocicleta na rotatória e, para evitar um acidente, virou bruscamente. Com a situação, um homem ficou preso entre uma grade e um banco atrás do motorista.

O corpo de bombeiros precisou ser acionado e usar um desencarcerador para abrir a grade e retirar o homem do local. Apesar do impacto, ele não teve ferimentos graves.

Frota sucateada circula em Campo Grande

O ônibus envolvido no acidente desta tarde tem mais de 10 anos desde a fabricação. O que expõe a situação precária da frota de veículos do consórcio Guaicurus, responsável pelo transporte público de Campo Grande.

Laudo técnico pericial realizado pela empresa Vinicius Coutinho Consultoria e Perícia, a pedido da Justiça, mostra que o descumprimento contratual relacionado à idade média dos ônibus que circulam em Campo Grande acontece desde 2015.

Como é possível conferir no infográfico abaixo, com base nas informações da empresa de perícia, a partir de 2015 a idade média ponderada dos ônibus que circulam em Campo Grande está acima dos 5 anos, que é a idade 'limite' prevista no contrato de concessão com o município.

O número de ônibus em circulação também ficou abaixo do permitido pelo contrato nos anos de 2018 e 2019, quando havia 565 e 552 veículos em circulação, respectivamente, abaixo do mínimo estabelecido em contrato de 575 ônibus. O baixo número de veículos explica os atrasos e a baixa frequência de ônibus passando pelos pontos, reclamação constante dos passageiros.

Gabriel Neves e Priscilla Peres

MIDIAMAX