Inscrições para o “III Seminario Mediação de Leitura: perspectiva para a prática” estão abertas

17/11/2021 15h42 - Atualizado há 12 dias
Cb image default

Estão abertas as inscrições para o “III Seminário Mediação de Leitura: Perspectiva para a prática” pelo link http://www.campogrande.ms.gov.br/ditec/artigos/iii-seminario-mediacao-e-leitura-perspectiva-para-a-pratica/ . O evento acontece de 24 a 26 de novembro e é uma realização da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Fundação de Cultura do Estado e Serviço Social do Comércio (Sesc MS).

O objetivo do evento é promover a troca de experiências e a socialização de práticas pedagógicas e culturais voltadas para a mediação de leitura experiências com livros, literatura e bibliotecas. A programação tem foco na cultura e literatura sul-mato-grossense, por meio de oficinas, palestras e apresentações literárias com noções de audiodescrição aos participantes.

De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Max Freitas, o evento é uma oportunidade de incentivar a leitura em todas as idades. “A literatura é um segmento muito valorizado pela Sectur e este evento vem pra somar e incentivar a leitura de autores locais, que precisam de muita valorização, assim como qualquer outro artista campo-grandense”, diz.

Para Jakes Charles Andrade de Figueiredo, responsável pela Divisão de Tecnologia Educacional da Semed, o seminário tem como objetivo promover a troca de experiências e a socialização de práticas pedagógicas e culturais voltadas para a mediação de leitura e experiências com livros, literatura e bibliotecas. “Esse é um evento muito importante para a nossa rede, poder reunir todos os profissionais que trabalham nas bibliotecas escolares é um momento de aprendizagem e partilha, de valorizar o profissional que está na escola acompanhando nossos estudantes todos os dias”, comenta.

Confira a programação completa:

Dia 24/11

Cerimônia de abertura: 8 horas

Apresentação cultural – Semed Grupo Arte Deac: “História de todas as Cores”

Matutino- 8h15 às 8h30

Vespertino- 13h às 13h15

Local: Auditório da Semed

Dia 24/11

Mediação de leitura da literatura sul-mato-grossense no ambiente escolar. A oficina busca orientar os participantes a didática na utilização dos livros regionais no ambiente escolar (sala de aula /biblioteca), abordando temas da cultura do estado do Mato Grosso do Sul.

Ministrante: Mara Calvis, poeta e escritora

Local: Auditório da SEMED

Período matutino: 8h30 às 9h25

Período vespertino: 13h15 às 14h45

Roda de Leitura para Jovens – mediação de leitura através dos sentidos.

A oficina propõe um diálogo sobre o que é mediar leitura, o papel do profissional que atua na biblioteca como mediador, e como ampliar as atividades para além do espaço físico, despertar a curiosidade. Aborda atividades que possam contar desde o uso do livro a outras mídias para promover a leitura e a formação do leitor.

Ministrante: Gilza Núria Brandão Marroni – Bibliotecária

Local: Auditório da SEMED

Período matutino: 9h25 às 10h15

Período vespertino: 14h45 às 15h25

Acesso à informação e pesquisa: acervo digital Conexão MT/MS: registro da história de dois estados. Sérgio Cruz relata sua pesquisa em registros jornalísticos à história do Estado de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul a partir de 1772. O Acervo digital está disponível na Biblioteca Pública do Município Anna Luiza Prado Bastos.

Palestrante: Sergio Cruz, jornalista e pesquisador

Local: Auditório da SEMED

Período matutino: 10h15 às 11h

Período vespertino: 15h35 às 16h

Dia 25/11

Oficina Corpo e Voz na Contação de Histórias

Ministrantes: Michelly Dominiq, Rafael Bendô, Regiz Azevedo e Poliana Acosta

Local: Auditório da SEMED

Período matutino: 8h às 11h

Período vespertino: 13h às 16h

Obs: Vestimenta: roupas confortáveis ou de ginástica.

Dia 26/11

Palestra – História em Quadrinho

Ministrantes: Fàbio Quill

Local: Auditório da SEMED

Período matutino: 8h às 9h30

Mediação de leitura através dos livros e gibis – Projeto GIBITECA. Vereador Ronilço Guerreiro é um dos maiores incentivadores da educação em Campo Grande com diversos projetos, entre eles a Gibiteca, que há mais de 20 anos oferece leitura, entretenimento e cultura para a população através de livros e gibis.

Convidado: Vereador Ronilço Guerreiro

Local: Auditório da SEMED

Período matutino: 9h45 às 11h

Período vespertino: 15h15 às 16h

Oficina: Apresentação Literária e Audiodescrição.

Apresentação literária com noções de audiodescrição e direcionada aos educadores/mediadores e demais profissionais que atuam com pessoas com deficiência visual em espaços educativos, bibliotecas e/ou salas de leitura com o objetivo de suprir as lacunas e barreiras comunicacionais presentes nos mais variados contextos e, dentre eles no campo imagético presente nas ilustrações de livros infantis.

Ministrante: Cândida Abes

Local: Auditório da SEMED

Período vespertino: 13h às 15h

Serviço

O auditório da Semed está localizado na R. Onocieto Severo Monteiro, 460 – Vila Margarida.

CGNotícias

Agência Municipal de Notícias de Campo Grande