Feira de artesanatos e decoração reúne peças de 10 países
Ausente do calendário de eventos da Capital desde 2010, Feira Internacional de Artesanato e Decoração reúne peças de 10 países e 12 estados brasileiros
MARCOS PIERRY
Expositores de 10 países da Ásia, da África, da Europa e da América do Sul vão participar da Feira Internacional de Artesanato e Decoração, a Feincartes, que, após uma ausência de 12 anos do calendário de eventos da Capital, volta a ser realizada, a partir do dia 30 (sexta-feira), no centro de eventos Bosque Expo.
Além das 10 nações, 12 estados brasileiros, inclusive Mato Grosso do Sul, também marcarão presença no espaço, que fica anexo ao Shopping Bosque dos Ipês e vai abrigar a feira até 9 de outubro. A expectativa é atrair um público total de até 60 mil pessoas.
Para Maria Mathias, organizadora da Feincartes, o maior desafio está sendo reunir novamente não só os países, mas também os artesãos nacionais, que se descapitalizaram durante a pandemia.
“O grande diferencial é poder levar as pessoas a um evento onde o intercâmbio cultural é possível, fazer com que elas possam ter contato com pessoas de outras culturas e conhecer mais sobre sua produção artesanal”, conta a produtora.
“Outro ponto interessante é que, na feira, as pessoas terão a oportunidade de comprar produtos que são encontrados apenas nesses países, que elas teriam de comprar on-line e importar para tê-los. Na feira, elas podem conferir de pertinho os produtos, conferir como eles são e sem o transtorno de precisar importar e esperar a mercadoria chegar”, destaca.
FREE SHOP
Serão 90 expositores vindos de diversas partes do planeta com produtos que, segundo a organizadora, são bastante cobiçados mesmo em seus países de origem.
“É uma oportunidade de encontrar o que há de melhor na produção desses países, sem se preocupar com custos de importação ou qualidade”, diz Maria Mathias.
Da Turquia, os expositores trarão tapetes, porcelanas pintadas à mão, louças, acessórios, toalhas de mesa, jogos de camas bordados da região da Capadócia, doces, temperos e perfumes em frascos coloridos feitos em vidro soprado. Da Índia, os visitantes poderão conferir itens de decoração e artesanato, móveis em marchetaria, tapetes, acessórios e outros itens.
Diretamente do Senegal vêm artesanatos e acessórios típicos, roupas e esculturas, e quem passar pela feira vai poder ver de perto um djembê, instrumento musical tradicional no país.
A Indonésia marca presença com esculturas, artesanatos, joias e decorações em madrepérola e abalone. Já o Paquistão traz calçados femininos bordados com pedrarias. “São verdadeiras joias para os pés”, conta Maria.
Alguns países da América do Sul também estarão presentes. Do Peru, os visitantes encontrarão artesanatos típicos. Do Equador, chapéus, roupas e artesanatos. Do Chile, vêm rosas de madeira. E da Colômbia e da Bolívia, uma vez mais, artesanatos locais.
GASTRONOMIA
Para quem curte conferir também os produtos da diversificada cultura brasileira, a Feincartes apresentará uma cuidadosa seleção de expositores, com produtos do Espírito Santo, de Goiás, de Minas Gerais, do Paraná, de Mato Grosso, de Pernambuco,
de Santa Catarina, de São Paulo, do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro, do Tocantins e, sim, de Mato Grosso do Sul.
Além de móveis, roupas de couro, bolsas, itens de decoração, tecelagens, quadros e outros itens, a feira será uma boa oportunidade para experimentar várias delícias, a exemplo de doces tradicionais, receitas marroquinas, queijos, vinhos, salames e castanhas.
MÚSICA, DANÇA, ETC
Um dos objetivos da Feincartes é estimular o intercâmbio cultural, oferecendo à população a oportunidade de conhecer expressões de outros países. Algumas das nações são menos acessíveis do que parece.
Além disso, um dos pontos altos é favorecer a interação entre os expositores vindos dos quatro cantos. Ou seja, seus costumes e rotina serão, de algum modo, vistos e compartilhados de perto.
Durante os 10 dias de evento, a feira promoverá também uma extensa programação, com apresentações de músicas e danças árabes, ciganas, japonesas, bolivianas e outras. Essas atrações serão
divulgadas nos próximos dias.
A Feincartes funcionará todos os dias, de 30 de setembro a 9 de outubro, das 15h às 22h. A entrada custa R$ 8. Estudantes, professores e pessoas com mais de 60 anos pagam meia-entrada.
Países com expositores
Turquia
Índia
Senegal
Indonésia
Paquistão
Peru
Equador
Chile
Colômbia
Bolívia
Estados brasileiros com expositores
Espírito Santo
Goiás
Minas Gerais
Paraná
Mato Grosso
Pernambuco
Santa Catarina
São Paulo
Rio Grande do Sul
Rio de Janeiro
Tocantins
Mato Grosso do Sul
CORREIO DO ESTADO