Em média, Campo Grande registra quatro acidentes com escorpiões por dia
Ao todo, são 561 acidentes notificados na rede de saúde de janeiro a abril de 2022
NAIARA CAMARGO
A veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Ana Paula Nogueira, afirmou ao Correio do Estado que 561 acidentes com escorpiões foram notificados em Campo Grande, de 1º de janeiro a 30 de abril de 2022. Com isso, a média diária é de 4,6 acidentes por dia.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), duas pessoas morreram vítimas de picada de escorpião em Mato Grosso do Sul no ano de 2022.
O coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), Huesley Paulo da Silva, disse ao Correio do Estado que a corporação tem atendido ocorrências com escorpiões frequentemente. “Sempre temos registrado ocorrências com escorpiões”.
O escorpião é um aracnídeo Scoorpiones que vive em áreas com temperaturas entre 20ºC e 37ºC. O animal é um artrópode peçonhento, capaz de eliminar veneno tóxico por meio de picada.
O animal é encontrado tanto na área urbana, como na rural e se esconde em frestas de pedras, calçadas, entulhos, lenhas, materiais de construção, roupas e sapatos.
A maior parte de ocorrência com picadas de escorpião ocorrem dentro de casa. Crianças têm maior risco de desenvolver complicações clínicas em acidentes desse tipo.
De acordo com o Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox), escorpiões aparecem com maior frequência nos meses mais quentes e chuvosos, de setembro a março.
O que fazer se for picado por um escorpião?
Segundo o coronel do CBMMS, é necessário que o cidadão acione imediatamente o Corpo de Bombeiros, caso seja picado por um escorpião.
“O primeiro passo em nível de corpo de bombeiros é acionar o serviço de saúde através do 193, solicitar a ocorrência para que seja atendido pelo CBMMS e ser transportado até uma unidade de saúde”.
Além disso, existem outras medidas que podem salvar a vida de uma pessoa caso tenha sido picada por um escorpião. Confira:
- Compressa com água morna
- Ingestão de analgésicos
- Leve o animal que o atacou consigo para o hospital, ou tire fotos, para que as equipes de saúde identifiquem com mais rapidez o antídoto que deve ser utilizado
Prevenção
De acordo com a Sesau e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), existem formas de eliminar escorpiões dos lares campo-grandenses. Confira as formas de prevenção:
- Não acumular lixo
- Manter lixeiras tampadas e com saco plástico
-Limpar o quintal
- Afastar camas, sofás e berços da parede
- Verificar sapatos, roupas, roupas de cama, panos de chão e tapetes antes do uso
- Tampar pias e ralos
- Tampar frestas de paredes, muros, calçadas, pisos e portas
CORREIO DO ESTADO