Em ação para mulheres, SDHU promove resgate de autoestima, saúde e beleza em comunidade terapêutica

31/10/2021 10h06 - Atualizado há 3 anos
Cb image default
Divulgação

Dois dias consecutivos cheios de saúde, cuidados especiais e muita beleza. Esse foi o resultado de uma ação realizada pela Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos de Campo Grande (SDHU), por meio da Coordenadoria de Proteção à População de Rua e Políticas sobre Drogas (COPRAD), com 30 mulheres assistidas na Comunidade Terapêutica Esquadrão da Vida nesta quinta e sexta-feira (28 e 29/10).

“É uma ação para oportunizar, capacitar e empoderar. Esta é a 3°edição do programa Saúde e Beleza que realizamos dentro do Outubro Rosa. A Prefeitura Municipal tem parceria com 11 Comunidades Terapêuticas de Campo Grande e realizamos essa ação dentro da Unidade Feminina Esquadrão da Vida para trazer mais alegria, além de todo o cuidado que essas mulheres têm aqui, em parcerias com várias outras entidades civis e públicas. Essa é uma grande marca dessa gestão municipal, a sensibilidade em trabalhar com direitos humanos em resgatar essas vidas que tiveram um caminho às drogas e trazê-las de volta para a dignidade, saúde e reinserção social”, aponta Bárbara Rodrigues, diretora-adjunta da SDHU.

O evento levou às mulheres adictas em recuperação, que anteriormente estavam em uso de drogas e em situação de rua, tratamento de podologia, uma disciplina da saúde que se dedica aos cuidados com os pés, sua anatomia e patologia. Nove podólogas atenderam as assistidas, uma parceria com o Consultório Fernanda Biittencourt.

Outro atendimento também foi possível graças à parceria com o Projeto Empreender e Bela, onde duas consultoras de uma linha de cosméticos realizaram um tratamento de pele seguido com uma maquiagem profissional para cada uma delas. No final, as assistidas ganharam um voucher para um curso gratuito de automaquiagem.

Cb image default
Divulgação

Equipe da empresa Fran Cordeiro Podologia e Estética também disponibilizou profissionais para atender as assistidas da comunidade com design de sobrancelhas. Em alusão ao Outubro Rosa, voluntárias da Associação Amor pela Vida, que trabalham com famílias desamparadas e em vulnerabilidade em parceria com o Hospital do Câncer, palestraram sobre a importância de realizar os exames de prevenção ao câncer de mama e a necessidade constante do autotoque para identificar possíveis sinais da doença.

E, para completar o circuito de palestras, a Subsecretaria de Políticas para a Mulher (SEMU) realizou uma Roda de Conversa onde abordou sobre os direitos da mulher, conquistas sociais, empoderamento e resgate da autoestima.

No último dia da ação, final da tarde de sexta-feira (29), foi realizado maquiagem com as mulheres em tratamento. Quando elas puderam olhar no espelho o resultado do trabalho das consultoras de maquiagem, houve muita emoção ao perceberem a transformação e a troca de palavras de autoestima entre elas. Emocionado, o subsecretário Amadeu Borges, falou sobre a importância de ajudar o próximo no caminho da recuperação e reinserção social.

“Quero agradecer ao prefeito Marquinhos Trad pela sensibilidade e confiança em nos conceder a responsabilidade de realizar esse trabalho incrível e todos os parceiros presentes nessa ação. Foi emocionante ver vocês se olharem no espelho após o resultado desses dois dias de trabalho. Tenho convicção que vocês querem realmente uma vida diferente e estou muito feliz em poder contribuir, de alguma forma, em ajudá-las a se perceberem como mulheres especiais que são, ajudando a fortalecer a autoestima de cada uma de vocês. Espero que vocês estejam prontas para viver com dignidade lá fora e recomeçar com sabedoria e segurança de si. Parabéns a todas!”, finalizou Amadeu.

A ação Saúde e Beleza da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos de Campo Grande integra o Projeto Reviva Mais Campo Grande da Prefeitura Municipal.

CGNotícias - Agência Municipal de Notícias de Campo Grande