COVID-19: população tem acesso a carteirinha degital de vacinação em Campo Grande

25/03/2021 11h11 - Atualizado há 3 anos
Cb image default

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Tecnologia e Informação (Agetec) e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), desenvolveu o documento digital de vacinação, que é disponibilizado aos usuários que se vacinaram contra a Covid-19 em Campo Grande. De forma rápida e intuitiva, o usuário tem acesso ao local de vacinação e a data sugerida para a aplicação da dose de reforço, caso ainda não tenha recebido.

O diretor-presidente da Agetec, Paulo Fernando Garcia Cardoso, explica que a carteirinha foi criada para dar ainda mais transparência ao processo de vacinação. Além disso, como muitas vezes a pessoa perde o comprovante de vacinação, o comprovante digital poderá ser salvo no celular ou ser impresso logo após a pessoa receber a primeira dose.

“Após a pessoa receber a primeira dose, poderá conferir a sua carteira digital no mesmo sistema em que ela se identificou. A ideia é que a população possa ter mais informações sobre qual vacina foi aplicada, a data e o local da vacinação e também já se programar para receber a segunda dose”

O documento estará disponível automaticamente logo após a pessoa receber a primeira dose. Para ter acesso, o usuário deve entrar no site vacina.campogrande.ms.gov.br e fazer o seu login preenchendo os dados de cadastro. Automaticamente os dados serão gerados e no canto inferior esquerdo é possível fazer o download do documento digital de vacinação clicando sobre o botão indicado.

Tecnologia

O processo de vacinação contra a Covid-19 em Campo Grande é considerado referência em organização e transparência. O bom resultado obtido até o momento é fruto de diversas estratégias adotadas pelo Município, entre elas o investimento em ferramentas tecnológicas, a exemplo do sistema de identificação prévia desenvolvido pela Agetec em parceria com a Sesau.

O cadastro prévio realizado no site vacina.campogrande.ms.gov.br ajuda a reduzir em até 10 minutos o tempo de espera a cada usuário no ato de vacinação, evitando assim filas e eventuais trasntornos e aglomerações nos pontos de vacinação.

A liberação para novos públicos serão feitas a medida em que novas doses sejam enviadas ao Município e, consequentemente, houver a ampliação do público-alv0.

Neste momento o cadastro está disponível para os seguintes públicos:

Trabalhadores da Saúde

Idade a partir de 75 anos

Idosos em instituições de longa permanência

População Indígena Aldeada

Idade entre 65 e 74 anos

Deficientes acamados com lesão medular grave acima de 18 anos

População Quilombola

Como se cadastrar?

1- A pessoa apta a receber a vacina acessa o endereço web vacina.campogrande.ms.gov.br através de dispositivo conectado à internet, realiza o seu cadastro uma única vez e preenche os dados obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde;

2- Antes de finalizar a identificação, a pessoa deverá enviar pelo sistema os documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros);

3- Finalizada a identificação, a pessoa poderá se dirigir até os locais de vacinação definidos pela Sesau/Prefeitura de Campo Grande, e informar aos responsáveis nesses locais que já realizou a identificação pelo sistema;

Em um segundo momento e conforme a logística de distribuição das vacinas, a Sesau irá informar através desse sistema a data e o local de vacinação da pessoa já identificada, como forma de diminuir as filas e o tempo de permanência nesses locais, evitando aglomerações.

A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir preencher os dados online poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios de identificação. 

CGNotícias

Agência Municipal de Notícias de Campo Grande