Consórcio Guaicurus quer o fim do uso de máscaras nos ônibus na Capital

19/08/2022 08h06 - Atualizado há 1 ano

Solicitação foi enviada para a Agetran e se aceita o uso passa ser recomendado e não mais obrigatório

Cb image default
Gerson Oliveira

BIANKA MACÁRIO

O Consórcio Guaicurus solicitou a retirada da obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção dentro dos ônibus na Capital.

O pedido foi realizado na Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) e ainda aguarda retorno.

Segundo o gerente executivo do Consórcio, Robson Strengari, estão se baseando em outros municípios do país, que já retiraram a obrigatoriedade dentro do transporte público, como Porto Alegre.

Se a solicitação for atendida, o uso de máscaras será recomendado e não obrigatório.

“Estamos com problemas dentro dos ônibus, entre motoristas que pedem o uso da máscara para os passageiros que não querem usar. Outro fato é que quando atendem o pedido do motorista, assim que passam a catraca já retiram”, enfatiza Stregari.

Outro fator que motivou a decisão foi a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter liberado o uso de máscaras em aeroportos e aviões nesta quarta-feira (17).

Em março deste ano, deixou de ser obrigatório o uso de máscaras em lugares fechados da Capital, mas o uso se manteve para o transporte público e rodoviário.

Obrigatoriedade

O uso de máscaras passou a ser obrigatório nos ônibus em Campo Grande em abril de 2020, quando o então prefeito, Marcos Trad (PSD), assinou decreto oficializando o uso obrigatório de máscaras.

Os usuários do serviço do Consórcio Guaicurus só poderiam embarcar se estivessem usando máscaras descartáveis, reutilizáveis ou caseiras.  

CORREIO DO ESTADO