Com máxima de 30ºC, Campo Grande mantém tempo estável no restante da semana

16/11/2022 08h57 - Atualizado há 2 anos

Massa de ar frio deixa de exercer força no Estado; extremo norte ainda terá nebulosidade

Cb image default
Gerson Oliveira/Correio do Estado

Após começar a semana com chuvas intensas, Campo Grande seguirá nos próximos dias com tempo estável, céu limpo e sem possibilidade de novas precipitações. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), essa tendência será seguida em todo o restante de Mato Grosso do Sul.

Ao Correio do Estado, o meteorologista Olivio Bahia, do Inmet, explicou que a última chuva foi causada por uma uma frente fria oceânica, que não derrubou as temperaturas de forma significativa, mas causou o grande volume de precipitação.

Olivio ainda acrescenta que o canal de umidade já se deslocou para o litoral de São Paulo e não exerce mais força em MS, fazendo com que o tempo permaneça estável pelo menos até o próximo fim de semana.

Embora o céu fique mais aberto na maior parte do estado, cidades do extremo norte devem apresentar nebulosidade mais intensa nos próximos dias.

“Mesmo que nos próximos dias tenha um pouco de nebulosidade, ainda não há condições para chuva. Se chover, será bem pouco, formando apenas uma névoa”, afirmou.

Entretanto, o especialista já alerta que, a partir do próximo domingo (20), com a chegada de outra frente fria que entrará no Brasil por meio da Argentina, a instabilidade aumento e as precipitações devem voltar com força para MS.

“A atmosfera quente e úmida começa a proporcionar condições para chuvas, especialmente no domingo, quando pode voltar a chover com intensidade no estado”, conclui.

De acordo com os dados do Inmet, nesta quarta-feira (16), em Campo Grande, o céu segue aberto e sem nuvens. A mínima será de 15ºC e a máxima de 31°C.

Já na quinta-feira (17), mínima será de 16ºC e máxima de 33ºC. O vento ficará entre fraco e moderado.

Na sexta-feira (18), o calor ficará mais intenso, com máxima de 35ºC. A mínima será de 18°C.

No Pantanal, o tempo também será firme e sem possibilidade de chuvas, mas o calor será intenso. Em Corumbá, os termômetros variam entre 37ºC e 41ºC e a mínima fica entre 17ºC e 23ºC.

Segundo os dados do Inmet, o sábado será o dia mais quente, com mínima de 23ºC e máxima de 41ºC.

Seguindo a tendência de ter manhãs com temperaturas mais amenas e tardes mais quentes, os termômetros de Ponta Porã terão uma variação térmica que pode chegar a 18ºC.

Na quarta-feira, a mínima será de 16ºC e a máxima de 31ºC. No restante da semana a mínima se mantém, mas a máxima pode chegar a 36ºC no sábado.

Mais ao sul do estado, em Dourados, a variação térmica também será grande. Na quarta-feira (16), a mínima será de 16ºC e a máxima de 30ºC.

Na quinta-feira (17), os termômetros variam entre 16ºC e 32ºC. Já na sexta-feira e no sábado a temperatura se mantém quase a mesma; com mínima entre 17º e 20º e máxima entre 34º e 35ºC.

A formação de nebulosidade começa a ser mais intensa no sábado (19), já que há previsão de chuva para a próxima semana.

ANA CLARA SANTOS

CORREIO DO ESTADO