Capital registrou em dezembro, chuva 27,5% abaixo do esperado em dezembro

03/01/2022 09h11 - Atualizado há 2 anos

O normal esperado para dezembro são acumulados superiores aos 206 mm em Campo Grande

Cb image default
CAPITAL. Inmet aponta que chuvas durante o mês de janeiro devem ficar acima da média esperada para o mês - Foto: Álvaro Rezende

Thais Libni

Pelo segundo ano consecutivo, o volume de chuvas para Campo Grande no mês de dezembro não atingiu a média prevista.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado do mês de dezembro de 2021 ficou 27,5% abaixo do esperado.

A meteorologista do Instituto, Andrea Ramos, explicou que o normal esperado para o mês são volumes de 206 mm em Campo Grande. No entanto, nos últimos 30 dias de 2021, choveu apenas 149,2 mm na Capital.

Ramos pontuou que o baixo volume de chuva pode ser justificado pelo fenômeno La Niña.

“As chuvas foram afetadas pelo La Niña que provocou estiagem nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e principalmente Sul do país."

"O Mato Grosso do Sul foi afetado, principalmente na região de Campo Grande, que ficou com seu volume de chuva abaixo do esperado”, salientou a meteorologista.

Diferente de dezembro, em apenas 19 dias de novembro, Campo Grande registrou um acumulado de chuvas superior a 18% do esperado para todo o mês.

Segundo o Inmet, choveu 193,6 milímetros na Capital, sendo que o esperado para o período era de 164mm.

Andrea esclarece que a queda nas chuvas no último mês do ano não está ligada somente ao fenômeno, mas já é uma tendência desde 2020, quando a incidência de chuva foi ainda menor se comparada com o mesmo período de 2021.

“O La Niña interferiu nas chuvas de 2021, mas desde 2020 o volume de dezembro fica abaixo da média."

"Em 2020, quando o fenômeno estava em uma fase de neutralidade choveu 105,4 mm, podemos enxergar então que esta queda tem sido uma tendência e pode ocorrer nos próximos anos”, pontuou Andrea.

Ainda segundo a especialista, em uma visão geral do Estado, o município que registrou o maior volume de chuvas em 2021 foi Camapuã, com 183 mm. Já em 2020, foi Cassilândia com 348 mm.

LA NINÃ

O La Niña consiste em uma alteração cíclica das temperaturas médias do Oceano Pacífico. Tal transformação é capaz de modificar uma série de fenômenos, como a distribuição de calor, concentração de chuvas e formação de secas, explicou Andrea Ramos.

O fenômeno continuará interferindo no regime de chuvas de MS em 2022 assim como foi em 2021, de acordo com levantamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Segundo a Instituição, 2021 é considerado um ano atípico, com o inverno mais frio dos últimos 14 anos e janeiro mais chuvoso em 42 anos.

A estiagem para os pesquisadores é motivo de preocupação, já que a La Niña influenciou o regime de chuvas e temperaturas no ano passado, e também terá predominância neste início de 2022.

Os estudos da Organização Meteorológica Mundial indicam que o fenômeno, entre o final de 2021 e começo de 2022, será de fraco a moderado, no entanto, a pesquisa relata que os setores da agricultura, saúde, recursos hídricos e gerenciamento de desastres serão afetados.

PREVISÃO

Para janeiro, a previsão é de chuvas acima da média em todo o Estado com possibilidade de tempestades nos dias mais quentes.

“Mato Grosso do Sul tende a ter chuvas acima da média para este mês de janeiro, com chuvas mais fortes atreladas às altas temperaturas, eventos normais para este período do ano."

"No verão sempre temos dias muito quentes, o que propicia chuvas fortes com raios, ventos fortes e trovões”, afirmou Ramos.

De acordo com o prognóstico de verão divulgado pelo meteorologista Natálio Abrahão, o volume de chuvas pode ficar 20% abaixo da média esperada nesta estação. O verão começou em 21 de dezembro de 2021 e vai até 20 de março de 2022.

Conforme o Inmet, para esta primeira semana de 2022 em Campo Grande, a previsão é de que ocorram chuvas de maior intensidade a partir de quinta-feira (06).

“A previsão é de chuvas para a semana, que devem se intensificar a partir do dia 6, sendo o dia 7 [sexta-feira] o mais chuvoso de acordo com a previsão”.

Nesta segunda-feira (03), as chances de chuva são de 60%, a temperatura mínima deve ficar entre 22°C e a máxima de 31°C. Já a umidade relativa do ar pode atingir 95%. Para terça-feira (04) a probabilidade de chuva aumenta para 70% e a temperatura começa a cair, com a máxima em 29°C e a mínima de 22°C.

Já na quarta-feira (05), a temperatura máxima fica na casa dos 26°C e a mínima em 21°C, com probabilidade de 70% para chuvas isoladas.

A partir de quinta-feira, as chuvas devem se intensificar até sábado, com probabilidade de tempestades para os dias mais quentes. 

CORREIO DO ESTADO