Campanha de vacinação Antirrábica começa nesta Terça-Feira na Capital

10/08/2021 13h51 - Atualizado há 2 anos
Cb image default

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), inicia nesta terça-feira (10) a Campanha de Vacinação Antirrábica em cães e gatos. O objetivo é imunizar o maior número de animais possível, mantendo assim o controle da doença em Campo Grande. As doses são gratuitas e protegem os animais contra a raiva, que é fatal.

Os servidores envolvidos na ação devem percorrer todos os bairros da cidade para realizar a vacinação em animais a partir de quatro meses de idade. A primeira região atendida é a do bairro Nova Lima. É imprescindível a colaboração de todos os tutores de cães e gatos, recebendo os agentes do CCZ que estarão executando suas atividades desta forma também cuidando da saúde da população humana.

Os servidores estarão uniformizados e portando equipamentos adicionais de proteção individual (EPIs), seguindo os protocolos de biossegurança por ocasião da pandemia do coronavírus (Covid-19). Todos os servidores foram testados para a

Mesmo levando a vacina até os imóveis onde estão os animais, nem sempre é possível vaciná-los, uma vez que os tutores podem não estar em casa quando os agentes passarem. Mesmo assim é possível levar o animal até o CCZ para garantir a imunização dele.

A vacina contra a raiva deve ser aplicada uma vez ao ano e, caso o animal tenha contato com um morcego, é necessário realizar o reforço, uma vez que este é o principal transmissor o vírus.

Censo

Simultaneamente à vacinação, os agentes do CCZ realizam o censo para estimar o tamanho da população de cães e gatos em Campo Grande. Este trabalho teve início o mês passado. O último levantamento foi feito em 2015.

À época, a população estimada era de 160 mil cães e 45 mil gatos na cidade. Este número está sendo utilizado como parâmetro para a vacinação deste ano. A meta é imunizar 80% destes animais. 

CGNotícias

Agência Municipal de Notícias de Campo Grande