Barreiras sanitárias abordaram mais de 95 mil pessoas e identificaram 84 casos suspeitos em 18 dias de operação

29/03/2021 11h39 - Atualizado há 3 anos
Cb image default

As barreiras sanitárias montadas pela Prefeitura de Campo Grande abordaram mais de 95 mil pessoas e identificaram 84 casos suspeitos entrando na Capital em veículos do interior e de fora do Estado até este domingo (28). Os trabalhos foram coordenados pela Vigilância Sanitária Municipal e tiveram início no dia 11 de março em quatro pontos estratégicos dos principais acessos ao Município. Mais de 200 pessoas de diversas secretarias foram mobilizadas.

Ao todo, foram contabilizados 49.561 veículos e 95.904 pessoas abordadas nos pontos instalados nas saídas para Cuiabá, Sidrolândia, São Paulo e Três Lagoas. Durante os 18 dias de operação, foram identificadas 84 pessoas que relataram ou apresentaram sintomas leves, como febre, dor de cabeça e coriza. Todas tiveram que assinar um termo de compromisso e foram orientadas a procurar um serviço de saúde.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Veruska Lahdo, o planejamento inicial será seguido e as barreiras sanitárias serão encerradas neste domingo.

“Estamos seguindo o que foi estabelecido, considerando que a previsão era de que os trabalhos durassem 15 dias. Conseguimos estender para mais este fim de semana, alcançado assim resultados significativos”, comemora.

A superintende destaca o bom desempenho da ação articulada pelo Município como umas medidas para conter o avanço da Covid-19 e, sobretudo, a importância do trabalho educativo realizado durante as abordagens a fim de sensibilizar as pessoas sobre a necessidade de cada um fazer a sua parte.

Foram milhares de veículos abordados e pessoas que foram orientadas sobre as medidas necessárias para prevenir a Covid-19. Se nós conseguimos chamar a atenção de pelo menos 30% destas pessoas, certamente o trabalho já valeu a pena, porque a maior arma contra essa doença é a conscientização”, disse.

O trabalho contou com o apoio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), Guarda Civil Metropolitana (GCM), Polícia Rodoviária Federal, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Militar e efetivo todas as secretarias municipais.

Medidas de prevenção

A Prefeitura mantém outras medidas de prevenção e combate ao Covid-19, como a desinfecção de vias e terminais, além do aumento na fiscalização do cumprimento dos decretos vigentes e do toque de recolher.

CGNotícias

Agência Municipal de Notícias de Campo Grande