Aquário do Pantanal recebeu 40 peixes de 3 novas espécies
Entre os novos moradores do aquário estão arraias, piranhas e jaús
VALESCA CONSOLARO
Nesta terça (15) e quarta-feira (16), o Aquário do Pantanal, na Capital, recebeu 40 peixes de 3 novas espécies, entre elas estão arraias, piranhas e jaús. A inauguração está prevista para março deste ano.
Segundo informações do Governo do Estado,as novas espécies foram colocadas em um tanque de 60 mil litros de água, o qual fica dentro do circuito interno da atração turística.
Inicialmente, os novos peixes estão em quarentena, período conhecido como vazio sanitário, para se livrarem de microrganismos como parasitas e protozoários. Apenas depois desse período vão para o habitat definitivo.
Para o biólogo e coordenador do Laboratório de Ictiologia do Imasul, Heriberto Gimenes Júnior, a soltura dos peixes deve ser realizada de forma gradativa. “Esse manejo é necessário pois ajudam na maturação biológica dos tanques, garantindo assim uma boa qualidade da água e consequentemente o bem-estar dos peixes”, explicou.
A finalização e inauguração se aproxima e está prevista para a última semana de março, conforme planejamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).
De acordo com o secretário da Seinfra, Eduardo Riedel, a abertura ao público será ainda no primeiro semestre do ano. “Estamos acompanhando toda semana a evolução do cronograma. Meu trabalho é focado na entrega de resultados”, destacou.
Desde janeiro deste ano, os peixes têm sido alocados nos tanques do aquário. Os externos contam com exemplares das espécies pintado, tambaqui, pacu e lambari.
Agora, o povoamento aumentou com a liberação de animais nos viveiros internos.
Aquário do Pantanal
Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário do Pantanal conta com 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de cinco milhões de litros de água.
É previsto que o local tenha 230 espécies de peixes, além de animais como jacaré e sucuri.
Das 13 licitações realizadas para a finalização das obras, quatro foram concluídas e nove estão em execução, conforme cronograma do Aquário Transparente - ferramenta lançada em setembro passado onde a população pode acompanhar o andamento das obras.
A construção do Aquário foi iniciada em maio de 2011, ainda na gestão do ex-governador André Puccinelli (MDB), com previsão de custar R$ 84 milhões.
Todavia, diversos impasses e denúncias de mau uso de recursos públicos ocasionaram o atraso das obras e a elevação dos custos para mais de R$ 230 milhões.
CORREIO DO ESTADO