Acolhidos de comunidades terapêuticas expões trabalhos desenvolvidos durante tratamento

17/08/2021 12h14 - Atualizado há 2 anos
Cb image default

A Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos (SDHU), por meio da Coordenadoria de Proteção à População em Situação de Rua e Políticas sobre Drogas (Coprad), realiza nesta quinta-feira (19) o 3º Encontro Arte, Cultura, Educação, Trabalho, Saúde e Direitos Humanos. A ação é uma parceria com as Comunidades Terapêuticas de Campo Grande, que acolhem pessoas em vulnerabilidade para realizar tratamento contra dependência química.

Serão expostos os trabalhos produzidos nas oficinas pelos acolhidos das comunidades durante a permanência dentro das instituições, momento em que estão em tratamento e que resultam em produtos como artesanato, itens gastronômicos, paisagismo e jardinagem, entre outros. No total, são 11 Comunidades Terapêuticas parceiras da SDHU que atuam mediante termo de cooperação, com um total de 300 vagas disponíveis para acolhimento.

“Além de amparar as pessoas que estão em estado de vulnerabilidade nas ruas e em uso de drogas, o programa também dá um encaminhamento e ajuda a reinserir o beneficiado no mercado de trabalho. Tem um fator ainda mais importante: o retorno de convivência com sua família, que são as que mais sofrem em ver um ente querido naquela situação de extrema tristeza”, aponta Amadeu Borges, subsecretário municipal de Defesa dos Direitos Humanos.

Para a diretora-adjunta, Bárbara Cristina Rodrigues, a integração dessas atividades são de extrema relevância como ampliação do atendimento terapêutico. “Desde o início do programa, tivemos muito êxito com os pacientes, uma vez que a conclusão dos tratamentos chega a 42% dos beneficiários. Com isso, conseguimos reinserir os indivíduos na sociedade com a efetivação de políticas públicas como educação, qualificação profissional e empregabilidade”.

A ação dá continuidade às atividades do Programa de Ação Integrada e Continuada (PAIC), desenvolvido pela SDHU, que proporciona a efetivação das políticas públicas voltadas para população em situação de rua, desde março de 2018, baseado no Decreto 7.053 do Comitê POP Rua, da Coordenadoria de Proteção a População de Rua e Políticas sobre Drogas (Coprad).

A 3° Edição do evento integra as comemorações de 122 anos de Campo Grande e se inclui ao Programa Reviva Mais Campo Grande da Prefeitura Municipal.

Serviço

Local: Plataforma Cultural – Avenida Calógeras, 3015 – Centro

Data/Horário: 19.08.2021, a partir das 08h.

CGNotícias

Agência Municipal de Notícias de Campo Grande