USP desiste de imprimir jornal universitário
A Superintendência de Comunicação Social da Universidade de São Paulo (USP) decidiu cancelar a impressão do jornal da USP, mais antigo periódico universitário do país, distribuído desde 1985. As notícias do veículo serão produzidas apenas para o meio digital, que deve ser reforçado.
A TV USP, que era transmitida no canal universitário, já está disponível somente na internet desde o ano passado. Com as mudanças, a estimativa é economizar R$ 500 mil com os gastos de impressão e distribuição.
As alterações foram decididas pela USP após a conclusão do relatório de um grupo de trabalho da superintendência que recomendava a economia. Para o superintendente de Comunicação Social, o professor Eugênio Bucci, a mudança considerou mudança de hábito das novas gerações. Em seu formato impresso, o jornal não cumpre satisfatoriamente sua função, afirmou.
Bucci negou, no entanto, que a medida tenha sido tomada por causa da crise financeira da universidade. É claro que isso trará uma economia de recursos, que será muito bem vinda. Eu só queria registrar, porém, que a razão principal não foi a economia orçamentária, mas a eficiência da comunicação. Reforçou ainda que o jornal não será descontinuado. O site do jornal será reforçado, melhorado e ampliado. A previsão de estreia do novo padrão digital é no fim de abril.
O professor Ciro Correia, da Associação dos Docentes da USP (Adusp), apontou um desmonte de diversos setores da universidade. Isso é muito grave e é preciso que esse estado de coisas mude, em prol do interesse público, avalia.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Notícias UOL