UE deixa porta aberta para recuo do Brexit, diz presidente do bloco
O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, sinalizou nesta terça-feira (16), em Estrasburgo, que as portas do bloco continuam abertas para os britânicos, indicando, com isso, que o Brexit poderia ser revertido.
A declaração foi dada no Parlamento Europeu, ao comentar o processo de saída do bloco, o qual deve estar concluído em março de 2019.
Se o governo britânico se apegar a sua decisão de ir embora, o Brexit se transformará em uma realidade com todas as consequências negativas (...), a menos que haja uma mudança de opinião por parte dos nossos colegas britânicos, disse Tusk à Eurocâmara.
Nós, no continente, ainda não mudamos de ideia. Nossos corações ainda estão abertos para vocês, garantiu o dirigente, que coordena os trabalhos dos presidentes europeus em um debate sobre a cúpula de líderes celebrada em dezembro.
O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, reiterou que a porta da UE continua aberta e disse esperar que a mensagem de Tusk seja claramente em Londres.
Em um referendo em junho de 2016, os britânicos decidiram abandonar o bloco europeu. Na última semana, porém, ganhou força a ideia de uma segunda consulta ao fim das negociações de divórcio em curso entre Londres e Bruxelas.
Ferrenho defensor do Brexit, o político britânico Nigel Farage sugeriu, na quinta-feira passada, a possibilidade de realizar um segundo referendo sobre o tema, antes da saída definitiva.
Nesse sentido, o presidente do Conselho Europeu se referiu diretamente ao negociador britânico para o Brexit: não foi o próprio David Davis que disse que, se uma democracia não puder mudar de opinião, deixa de ser uma democracia?.
Yahoo
Foto: AFP