Secretaria anuncia estratégia para reduzir abusos em transportes coletivos

24/02/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres anunciou campanha denominada “Busão sem Abuso”, como tratégia para reduzir o índice de violência sexual, registrado dentro de ônibus do transporte coletivo de Campo Grande. Conforme dados, desde setembro do ano passado, pelo menos, 70 mulheres denunciaram abusos dessa natureza.

Além de capacitar motoristas, o objetivo da ação é estimular vítimas a denunciar situações que são submetidas a abusos. A ação foi anunciada na manhã de hoje (24), na sede da secretaria, em reunião com o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, e integrantes da Defensoria Pública e Guarda Municipal.

De acordo com a secretária Liz Derzi de Matos, folhetos informativos serão divulgados dentro de coletivos e em terminais para estimular denúncias, com a garantia de absoluta segurança às vítimas. Motoristas serão preparados por meio de cursos sobre como agir, no caso de alguma mulher anunciar o momento da violência sexual.

O profissional deverá, de maneira discreta, acionar equipe da Guarda Municipal, que estará instruída a localizar o ônibus e interceptá-lo para fazer a prisão do abusador.

A campanha está marcada para começar no dia três do próximo mês.

www.correiodoestado.com.br