Rússia diz que não aceitará forças de paz europeias na Ucrânia

25/02/2025 05h35 - Atualizado há 1 mês

Declaração foi feita após Trump afirmar que Putin aceitaria proposta

Cb image default
Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em entrevista coletiva com presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Helsinque, em 2018 • 16/07/2018 REUTERS/Kevin Lamarque

O governo russo, questionado sobre uma afirmação do presidente dos EUA, Donald Trump, de que a Rússia estava aberta a tropas de paz europeias sendo enviadas para a Ucrânia, relembrou os repórteres de uma declaração anterior de que tal movimento seria inaceitável para Moscou.

A Rússia afirmou repetidamente que se opõe a ter tropas da Otan em terra na Ucrânia, com o Ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, afirmando na semana passada que Moscou veria isso como uma “ameaça direta” à soberania russa, mesmo que as tropas operassem no local sob uma bandeira diferente.

Questionado sobre o comentário de Trump, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, se absteve de contradizer publicamente o presidente americano, mas reafirmou efetivamente a oposição da Rússia à ideia.

“Há uma posição sobre esse assunto que foi expressa pelo Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Lavrov. Não tenho nada a acrescentar a isso e nada a comentar”, falou Peskov.

Trump declarou na segunda-feira (24) que tanto ele quanto Putin aceitaram a ideia de forças de paz europeias na Ucrânia se um acordo fosse alcançado para acabar com a guerra.

“Sim, ele aceitará isso”, afirmou o republicano. “Eu perguntei especificamente a ele essa questão e não há problema com isso.”

Dmitry Antonov da Reuters